quinta-feira, 23 de abril de 2015

#tbt Chocolate + Cerveja = Bruxelas


Se comparada com as capitais vizinhas, Bruxelas perde em termos de encantos e atrações turísticas. Mas, quando o assunto for chocolate ou cerveja, pode ter certeza, essa cidade é a melhor!

A capital belga conquista os visitantes pelo estômago. Explico. Por lá são produzidos as melhores cervejas e os melhores chocolates do mundo. E, só por isso já vale uma visita!

E, por esses motivos,  fomos atraídos para lá como abelhas para o pote de mel. Em uma viagem pela Europa que fizemos em 2011,  meu marido quis fazer uma parada em Bruxelas apenas para conhecer o Delirium Café, bar que está no Guiness Book como maior cardápio de cervejas do mundo!
Lá fomos nós! Ficamos 48 horas na cidade e foram super bem aproveitadas. 


Por lá come-se bem. Os preços costumam ser mais baratos que Paris ou Amsterdam. A cidade é sede da União Europeia, bem cosmopolita e com opções variadas de gastronomia. Como tivemos poucas refeições na cidade, optamos por escolher um restaurante típico nas proximidades da Grand Place e pedimos os famosos mexilhões no balde. Tipo gringo quando pede feijoada e caipirinha no Brasil, apenas para experimentar, pois não tem nada de mais, nenhum tempero diferente que torne a receita imperdível. 

Não tinha sido pela comida que tínhamos ido até lá! Fomos procurar as lojas de chocolate e de cerveja!

Lembro que na nossa primeira incursão pelo centro da cidade me deparei com uma das várias lojas da Godiva da cidade. E em um gesto quase de tortura, eles preparavam morangos vermelhos e lindos com chocolate na vitrine. Impossível resistir! De quebra, meu marido ainda pediu um milk shake feito com o chocolate deles!

O fato é que tem chocolate para todos os gostos e bolsos!! Além das marcas locais como Godiva e Neuhaus, encontramos lojas de  grandes redes, como a suiça Lindt e a francesa Valrhona por lá. Procurei comprar barras menores das marcas que queria experimentar, afinal qualidade eu tinha certeza que teria, agora estava buscando a quantidade!! 

Outra febre são os nougats, espécie de torrone, produzidos em massa e com os mais variados recheios. Apesar de serem super doces, eu adoro!



A melhor parte de Bruxelas, na minha opinião, são as variedades de cervejas que encontramos em todos os bares e restaurantes!! É tanta cerveja boa, com preços acessíveis, que é impossível não perder a linha e beber além da conta! Tudo é motivo para pedir um chopp! O próprio chopp é o motivo!

Na nossa única noite em Bruxelas fomos ao Delirium Café, afinal esse era o objetivo da viagem. O local é bem rústico, situado em um subsolo no centro da cidade. Decorado com bandejas antigas de cerveja pelo teto, mesas em formato de barril de carvalho, copos, bolachas de chopp e tudo o que um bar de cervejaria tem.

Chegamos meio cedo e não pegamos fila, mas também não pegamos os melhores lugares! Começamos a degustação em uma mesa num canto do bar. Combinamos de tomar cervejas diferentes, assim experimentaríamos o maior número de rótulos que nosso bolso permitisse. 

O cardápio de cervejas é uma revista, separado por países. Tinham cervejas brasileiras, mas nem de longe as nossas melhores!


Lembro que comecei pela Floris Honey, uma cerveja de trigo e mel. Achei que ia encontrar algo similar a Colorado Appia, mas no final o doce do mel prevalecia, deixando a cerveja super enjoativa. Bruno foi de Urthel, uma trapista deliciosa!


Já em uma mesa melhor, resolvemos pedir as clássicas e fomos no tiro certeiro, a Delirium Tremens, uma das mais gostosas da carta de cervejas da casa. 

Seguimos com Lucifer, Campus, La Trappe, Bintang e os chopps (que por lá você pode escolher Chopp Delirium Tremens ou Delirium Noctorium). Um sonho para os amantes da cerveja!


Saímos de lá já meio "alegrinhos"! No dia seguinte ainda tivemos tempo de beber chopp da Stela Artois (que na época era raríssimo no Brasil), Hoegarden, Jupiter e Chimay.


E passamos em uma das "trocentas" lojas de cervejas da cidade e compramos três garrafas grandes a preços inacreditáveis! A mais cara não custou cinco Euros! E, a última refeição antes de pegar o trem e seguir viagem foi na Häagen Dazs, comendo um waffle com sorvete, calda de chocolate (claro) e framboesas frescas! O que mais precisava para fechar com chave de ouro? Absolutamente nada!


Enfim, se você curte cerveja e chocolate tem que ao menos uma vez na vida passear e deixar Bruxelas te encantar!! Você não vai se arrepender!



Delirium Café Bruxelas
Impasse de la Fidélité 4A, 1000 Ville de Bruxelles, Bélgica 
+32 2 514 44 34


Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário