terça-feira, 14 de abril de 2015

14 de abril - Dia Internacional do Café

Acho que para muitos o dia só começa depois de tomar aquele cafézinho. Para mim é assim. Cada pessoa tem suas preferências. Tem os puristas que gostam dele coado e sem adoçar, tem os que preferem com leite, e, ainda tem os que, como eu, preferem o espresso! Muitas lembranças vem associadas ao aroma inconfundível de um café sendo passado. 



Descobri que hoje é o Dia Internacional do Café, mas não descobri como e porque esse dia foi instituído. Mas isso pouco importa, porque eu acho muito justo o café ter um dia especial para ser comemorado, lembrado, coado e degustado! Sem moderação! Vamos ser felizes e beber nossos cafézinhos hoje minha gente!! Café é que nem bacon.... é vida!!

Curiosidade
Afinal, escreve café expresso ou café espresso?

Mas afinal, qual é a escrita correta, café espresso (com s) ou expresso (com x)?

O café expresso (do italiano caffè espresso) refere-se ao método de preparo da bebida, utilizando água quente sob pressão para passar pelo café já moído.
Espresso, em italiano, significa “retirado sob pressão”. Em português, o termo “expresso” significa rapidez.

Com fama adquirida na itália, embora sua criação seja francesa, é de se esperar que a escrita correta seja com s, assim como no idioma italiano. No entanto, a preparação da bebida é também ela bastante rápida (entre 25 e 30 segundos) pelo que o termo “expresso” também se adequa perfeitamente.
Com relação a nossa gramática a palavra espresso, escrita com “s”, não existe no vocabulário da Língua Portuguesa.

Os dicionários mais importantes da nossa língua trazem a palavra “expresso” , que se refere a um certo tipo de café tirado por máquina e com espuma.
Desta forma, como o nosso idioma oficial é o português, a forma correta de escrever será com “x”, ou seja, expresso.

Espresso é uma palavra estrangeira não incorporada na nossa língua, devendo por isso ser escrita em itálico.

Dessa forma, para dar charme ou romantismo à nossa língua podem utilizar, desde que escrito em itálico, café espresso sem problemas.

Essa é uma explicação técnica, onde me baseio na nossa língua. Porém na minha singela opinião, quando se referindo ao café, deve-se escrever Espresso com “s”

Fonte: http://www.missaosommelier.com.br/cafe-espresso-ou-expresso/
Foto: Blog Gastromaníacos ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário