sexta-feira, 17 de abril de 2015

[Receitas] Alcatra em crosta de castanha de cajú e cogumelos recheados - Harmonizado com Malbec

Queria uma receita simples de fazer, gostosa e que combinasse com vinho Malbec para o Dia Mundial do Malbec, comemorado hoje, 17 de abril. Carne vermelha era minha primeira opção, pois é a mais indicada para harmonizar com esse tipo de uva.


Para o teste dessa receita, escolhi uma garrafa de Benjamim Nieto Senetiner Malbec, safra 2014, proveniente de Mendonza. Um rótulo com bom custo benefício (R$ 30) e que casou perfeitamente com os ingredientes da receita.

Pesquisando algumas opções, cheguei nessa receita do meu ídolo Claude Troigros: Mignon com cogumelos recheados. 

Hummm, me deu água na boca! Seguiria aquela ideia, porém com algumas alterações. A primeira foi  a carne. O filet mignon aqui no açougue próximo a minha casa está custando R$ 60 o quilo e só vende peça inteira, que tem em média 1,3kg. Seria muito, já que seríamos só eu e uma amiga. E minha intenção era uma coisa fácil, que qualquer pessoa pudesse reproduzir na sua cozinha. Optei por medalhões de alcatra que também ficam super saborosos, custam a metade do preço e são vendidos em menor quantidade. Mas a receita fica perfeita com mignon também!

A segunda alteração seria na crosta. Ao invés das ervas sugeridas na receita original, eu queria uma crosta de castanhas de cajú. Os cogumelos seriam feitos seguindo a receita do Claude, até porque adorei a apresentação deles, empilhando um sobre o outro para imitar um macarron!

Resolvida a receita: medalhão de alcatra em crosta de castanha de cajú e cogumelos recheados! Porém durante o preparo teve mais uma alteração. Na receita original a carne era servida sobre um molho a base de creme de leite. Só que ao experimentar o creme que seria usado para rechear os cogumelos, preparado a base de cogumelos também, ficou tão bom que resolvi que serviria a carne em uma cama daquele creme! 

Gente, ficou muito bom! O preparo todo levou em torno de uma hora e nenhuma etapa exigiu  muita técnica. Portanto, qualquer pessoa que seguir a  receita pode fazer esse prato. Separe um rótulo de Malbec de sua preferência, se arrisque na cozinha que tenho certeza que você irá se surpreender!

Ah, e essa receita foi escutando música de mulher (risos). Escutamos duas playlists: essa da Marisa Monte e essa da Alanis Morissettte

Ingredientes (para duas pessoas):
4 medalhões de alcatra com 2 dedos de espessura (se tiverem menos fome 2 medalhões são suficientes)
200g de cogumelos Paris (escolha os maiores)
1 dente de alho picadinho
1 cebola pequena picadinha
1 cálice de vinho do Porto
120g de manteiga com sal
150g de farinha de rosca
120g de castanhas de cajú cruas e sem sal
1 caixa de creme de leite
50g de queijo parmesão ralado
alguns ramos de tomilho
Sal e Pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo:
Higienize os cogumelos  - tem quem prefira lavar com água e tem que prefira limpar com guardanapo. Deixe eles secarem. Separe 8 cogumelos grandes, tire cuidadosamente o talo e com ajuda de uma colher de café retire a polpa mais escura de dentro deles. Reserve. 

Pique  o restante dos cogumelos e os talos em cubinhos pequenos. Reserve. 

Dê uma leve tostada nas castanhas no forno mas não deixe torrar. Com o pilão ou com o processador faça uma farofa mais grossa das castanhas. Em um bowl misture mais ou menos 100g da manteiga, as castanhas, o tomilho trituradinho e sal a gosto. Mexa com a mão e vá adicionando a farinha de rosca até ficar uma farofa bem úmida. Reserve.


Em uma frigideira aderente coloque um fio de azeite de oliva e deixe aquecer uns instantes, coloque os cogumelos para uma leve grelhada. Aqui acrescente sal e pimenta a gosto no cogumelo. Não virar, deixar apenas grelhas a parte de fora dos cogumelos, quando estiverem douradas, transfira eles para uma travessa que possa ir ao forno e reserve.

Nessa mesma frigideira aqueça uma colher de manteiga e um fio de azeite, refogue o alho e a cebola, acrescente os cogumelos e deixe uns minutos para refogar bem. Acrescente o vinho do Porto e mexa até que o vinho todo evapore. Coloque sal e pimenta do reino moída na hora a gosto e acrescente  o creme de leite e metade do queijo ralado. Misture bem.


Recheie os cogumelos generosamente com esse creme e o que sobrar reserve. Leve os cogumelos ao forno. 

Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino a gosto. Aqueça uma frigideira de fundo grosso e coloque uma colher de manteiga e um fio de azeite.  Grelhe rapidamente todos os lados dos medalhões, até ficarem bem douradinhos. Coloque numa forma. Faça sobre cada medalhão uma camada de crosta com a farofa de castanhas. Pressione com a mão "fazendo concha" sobre a crosta para que ela aderir bem aos medalhões.


Leve ao forno (220º)  junto com os cogumelos por exatos 10 minutos. 

Antes de completar o tempo dos filets, retire os cogumelos do forno. Empilhe dois a dois, imitando um macarron (com as partes recheadas ficando para dentro). Polvilhe o restante do queijo parmesão ralado e uma pitada de farinha de rosca e leve mais uns minutos ao forno para dar uma gratinada!


Ao fim dos dez minutos retire os medalhões do forno. Reaqueça o creme de cogumelos.

Para a montagem do prato faça uma cama com o creme de cogumelos e coloque um medalhão sobre ela. Coloque duas unidadades das "torres" ou "macarron" de cogumelos ao lado e sirva! 

Eu fiz dois medalhões extras, que acabamos não comendo e que ficaram de prova para os maridos que não participaram da jantinha. Mas se os comensais forem mais esfomeados, monte o prato com dois medalhões, ao invés de um como eu fiz.

Bom apetite!


Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário