quarta-feira, 1 de abril de 2015

[Receitas] Bolo Formigueiro - Simples e certeiro!

Bolo é tudo de bom né minha gente! Em todas as fases do processo: raspar a tigela, sentir o cheirinho dele assando no forno e, a melhor parte, comer ele todinho!

Acho que não precisa de motivo para um bolinho! Essa receita de Bolo Formigueiro então, que nem precisa nem de batedeira, é tão fácil que esse já vira o motivo!


Tem algumas dicas que coloco aqui, pois eu já tive problemas com a receita desse bolo algumas vezes. A primeira dica é escolher uma granulado melhor. Dessa vez eu usei o Granulado Dr.Oetker Macio e ficou bem bom! A outra dica primordial é esperar o bolo esfriar para desenformar, pois como o chocolate derrete, ele costuma grudar na forma, mesmo nas untadas com esmero. Quando o bolo esfria, passe a faca entre a massa e a forma para dar aquela soltada, e ai sim desenforme! Agora deguste sem moderação alguma!


Ingredientes:
5 ovos
1 xícara de óleo - uso o de milho
1 xícara de leite - uso o integral
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 xícara ou pacotinho médio de chocolate granulado

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180º. Em um bowl fundo coloque os ovos e bata ligeiramente, acrescente o óleo e o leite e mexa bem até que todos os ingredientes se misturem. 

Em seguida, coloque o açúcar. Eu sempre coloco uma xícara e mexo, para depois colocar a outra, assim incorpora bem a massa. Coloque a farinha aos poucos e peneirada. Vai mexendo até a massa ficar com consistência de bolo.

Acrescente o granulado e mexa bem. Por último coloque o fermento, misture bem a massa e despeje tudo em forma de bolo (furada no meio) já untada com manteiga e farinha.

Deixe no forno por aproximadamente 45 minutos ou até quando você espetar um palito e ele saia limpo.

Reseve em lugar arejado para esfriar. Quando já estiver frio, solte a massa da forma passando uma faca de forma delicada, para em seguida desenformar!


Fotos: Blog Gastromaníacos ®





Nenhum comentário:

Postar um comentário