terça-feira, 14 de abril de 2015

[Receitas] Massa integral de pizza


Aqui em casa temos um forno de pizza que foi construído por dois amigos. Um deles, o Cauê, morava nessa casa antes da gente, quando resolveu fazer o forno. Confesso que não usamos o tanto quanto gostaríamos e o forno estava precisando de uns remendos.

Massa integral de Pizza. Foto Gastromaníacos ®

Esse final de semana eu tinha planejado refazer a receita zicada de pão recheado. E o Cauê veio aqui fazer o reparo na chaminé do forno. Eu já tinha deixado os ingredientes para o pão separados e fui conversar com ele enquanto ele consertava.

Para finalizar o remendo da chaminé, o forno precisava ser aceso, para que o barro secasse. Bom, tinha madeira guardada e acendemos o forno. Foi quando pensamos: forno aceso, ingredientes para fazer pão são os mesmos que para fazer massa de pizza… por que não fazer pizza logo?

Fomos juntando os ingredientes que tínhamos em casa e as pizzas sairam. Dessa vez resolvi acompanhar o preparo da receita da massa para colocar aqui no blog. Acompanhar, pois o forno é na minha casa mas é do Cauê e é ele quem faz a massa também! Em time que está ganhando não se mexe.

Nós preferimos a massa fininha e crocante e sempre que usamos o forno de pizza, pré-assamos as massas antes. Para fazer no forno convencional vocês podem pré-assar ou não, sugiro sempre um teste para ver de qual jeito fica melhor.

Essa receita rendeu oito massas grandes, então vocês podem diminuir de acordo com a quantidade de pizzas que desejam fazer. 

As massas que sobraram a gente pré-assou e embalou com plástico e guardou na parte de baixo da geladeira. Aguenta alguns dias ali!

E para fazer as massas teve música boa!! Escutamos uma seleção de clássicos do Rock Nacional do Youtube! Quer ouvir também? Clique aqui.

Ingredientes:
1kg de farinha de trigo integral fina
500g de farinha de trigo
1 litro de água em temperatura ambiente ou morna
10g de fermento biológico para pães
3 colheres de azeite ou óleo
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Coloque o fermento biológico com a água em um bowl grande e deixe meia hora descansando. Em seguida coloque o azeite e o sal. Acrescente a farinha integral aos poucos e vá mexendo com uma colher de pau. Na medida que a farinha vai sendo incorporada a massa, ela vai ficando mais dura. Dai você pode começar a amassar com a mão. 

Passo a passo massa pizza. Foto Gastromaníacos ®

Coloque a farinha branca e sove a massa bem até ficar bem homogênea e não colar na mão. Separe a massa em discos e deixe descansar em superfície enfarinhada por mais de uma hora. A massa ainda cresce mais um pouco.


Para fazer as pizzas abra a massa com o rolo, sempre polvilhando com farinha para não grudar. Abra a massa até o tamanho da sua forma, do tamanho que caiba no seu forno ou na espessura de sua preferência.


Para pré-assar, deixe a massa no forno até ficar formar pequenas bolhas na massa e ela fique mais douradinha. No forno de pizza leva uns três minutos.
Para rechear as pizzas utilize os ingredientes de sua preferência!


  

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Um comentário: