quinta-feira, 2 de abril de 2015

[Receitas] Risoto de Presunto de Parma, Brie e Alho Poró


Aqui na dispensa sempre tenho os ingredientes para fazer um risoto. Acho que é uma das receitas mais práticas que existem! É só caprichar nos ingredientes e pronto, não deve nada aos menus de muitos restaurantes.

Essa receita foi uma combinação de ingredientes que achamos que ficariam bons juntos e o resultado saiu melhor que o esperado!

Se você tem um jantar para fazer e quer impressionar seus convidados, aposte em uma boa receita de risoto! Escolha bons ingredientes e com certeza sua refeição vai ser sucesso absoluto!

Para harmonizar com essa receita, tomamos um delicioso vinho argentino da região de Mendonza: Alan Kura Cabernet Sauvignon.



E, como acredito que boa comida se faz ouvindo boa música, nesse dia a trilha sonora foi G Love & Special Sauce. Conheça esse som também! É inspirador!

Ingredientes:
500g de arroz árboreo
3 colheres de manteiga com sal
2 talos de alho poró cortado em tiras
150g de presunto de Parma picado grosseiramente
200g de queijo Brie cortado em cubos - usei o Cruzília
50g de queijo parmesão ralado
pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo:
Prepare o caldo de legumes. Pode ser fervendo legumes e ervas até que pegue bem o gosto ou  usando os cubos de caldo de legumes prontos! Ferve a água, acrescenta os cubos e mexe até dissolver.

Separe algumas fatias de presunto de Parma sem picar para decorar os pratos.
Em uma panela grande coloque duas colheres de manteiga e refogue o alho poró. Em seguida, coloque o arroz, mexa rapidamente e já coloque o vinho. Mexa até quase evaporar totalmente o vinho. Aos poucos vá acrescentando o caldo de legumes e mexendo. Faça isso até o risoto ficar al dente - mais ou menos uns 20 minutos.

Coloque o presunto de Parme e o queijo Brie na receita enquanto ainda tem bastante caldo, assim o queijo derrete e engrossa o caldo.

Finalize com sal, pimento do reino, uma colher de manteiga e com o queijo parmesão ralado. Feche a panela e deixe por cinco minutos assim.

Para servir eu coloco o risoto centralizado no prato, limpo as bordas, enfeito com o presunto de Parma e coloco um raminho de alecrim para dar aquela cara de prato do chef!
Tá prontinho!





Rende: 4 boas porções
Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário