quarta-feira, 15 de abril de 2015

[Bebidas] Dia 17 de abril - Dia Mundial do Malbec

Há cinco anos a Wines of Argentina, uma espécie de organização voltada ao desenvolvimento e divulgação mundial dos rótulos produzidos naquele país, instituiu o dia 17 de abril como Dia Mundial do Malbec (Malbec World Day - como eles usam). 

A data foi escolhida em homenagem ao dia que as uvas dessa variedade chegaram na Argentina pela primeira vez, no ano de 1853.



Como não sou nenhuma entendida de vinhos - apenas adoro tomar um - fui pesquisar para saber mais sobre essa comemoração e sobre os vinhos argentinos produzidos com uva Malbec.

O site da Wines of Argentina é super didático, com muitas informações sobre o universo dos vinhos produzidos pelos nossos vizinhos.


Segundo consta no site, mesmo a uva Malbec tendo origem francesa, foi na Argentina que ela foi consagrada e hoje o país é o maior produto de Malbec mundial, seguido de França, Itália, Espanha, África do Sul, Nova Zelândia e Estados Unidos.  Sendo que na região vinícola de Mendonza se concentram 85% das plantações da uva na Argentina.


Deixo as informações sobre características, taninos e todos os termos técnicos para os que realmente se importam com elas e/ou as entendem. Para mim o legal é tomar um vinho e comer um prato que combine com ele!

Bom, quando se fala em harmonização de pratos com Malbec todos são unânimes em recomendar carnes, principalmente gralhadas e assadas. E em muitas cidades os restaurantes estão preparando menus especiais para serem degustados em comemoração ao Dia Mundial do Malbec. Curiosamente não encontrei nenhum registro em Florianópolis sobre o dia. 

O Blog Gastromaníacos também pega carona na comemoração e na sexta-feira traremos uma receita especial para ser harmonizada com um belo Malbec.

Quer saber mais sobre os vinhos argentinos, clique no link abaixo para seguir para o site oficial da Wines of Argentina.
Informações retiradas do site www.winesofargentina.org/pt
Fotos: www.winesofargentina.org ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário