quarta-feira, 22 de abril de 2015

[Receitas] Bolo Toalha Felpuda



Algumas receitas têm o poder de nos fazer viajar no tempo. O bolo de coco gelado, mais conhecido como Toalha Felpuda, faz isso comigo. Ele me leva as festinhas de aniversário da minha infância. 

Mas precisamente na época que morei em Cuiabá. Lá, devido ao calor excessivo, eram comuns os bolos falsos com um compartimento em isopor embaixo, de onde saiam os deliciosos e gelados embrulhos de papel alumínio com o bolo de coco logo após o parabéns. 

Ontem resolvi fazer essa receita. Tinha os ingredientes em mãos e queria fugir da tradicional combinação leite condensado + coco ralado = beijinho!

Quis inovar e adorei o resultado! Ficou igualzinho aos que eu comia quando era criança! Sei que a moda agora são os Naked Cakes e bolos artísticos cobertos de pasta americana, mas se quiser inovar e surpreender numa festinha de aniversário, sirva essa receita!! Tenho certeza que todos irão gostar! 

Ingredientes:
Bolo
5 ovos
150g de margarina
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
200ml de leite de coco
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de fermento
Calda
150g de coco ralado sem açúcar
1/2 xícara de leite
1 lata de leite condensado
Papel alumínio para embalar.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte com margarina e farinha uma forma retangular e reserve. Separe as gemas das claras dos ovos e bata as claras em neve e reserve.

Em um recipiente separado coloque o coco ralado e o leite da calda para hidratar o coco e reserve.

Na batedeira, bata as gemas com o açúcar até ficar um creme claro. Adicione a margarina e continue batendo. Coloque o leite, a farinha e o leite de coco aos poucos, sempre com a batedeira ligada. Quando a massa estiver bem misturada, acrescente o fermento e por último coloque as claras em neve, sempre com a batedeira no mais fraco para as claras em neve sejam absorvidas na massa de forma delicada.

Passo a passo Bolo Toalha Felpuda. Foto: Gastromaníacos ®

Coloque na forma untada e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que espete um palito de dente e saia limpo da massa. Assim que retirar o bolo do forno, fure ele bastante com uma faca e despeje o leite condensado por cima dele todo. Em seguida distribua o coco ralado e o leite por toda a cobertura do bolo! Deixe esfriar completamente.



Corte quadrados de papel alumínio. Corte o bolo em quadrados médio e coloque no alumínio, embale e guarde na geladeira. O ideal é deixar no mínimo seis horas na geladeira antes de consumir, para que ele fique bem gelado e molhadinho como tem que ser!

Fotos: Blog Gastromaníacos ® 





Nenhum comentário:

Postar um comentário