Tenho o costume de pesquisar receitas diferentes pela internet. Quando começo a pesquisar, fico horas salvando os links com as que mais me interessam. Achei essa receita no site do canal GNT há muitos anos atrás e já fiz algumas vezes.
Além de deliciosa, ela reúne ingredientes bem brasileiros e os sabores se completam perfeitamente! Acho que é uma excelente escolha para um jantarzinho mais íntimo com amigos, quando você pode se esmerar na montagem do prato!
Vamos a receita - que serve quatro pessoas.
Ingredientes:
4 mini morangas
500g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
1 cebola média picada
1/2 maço de cebolinha picada
100g Manteiga com sal
400g da arroz árboreo
200ml de vinho branco seco
2 litros de caldo de legumes
200g de queijo Coalho cortado em cubos
50g de queijo parmesão ralado grosso
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Lave bem as mini morangas com água e sabão e deixe secar. Com auxilio de uma faca de ponta tire a tampa da moranga e reserve. Retire toda a semente de dentro da abóbora e lave apenas com água e deixe secar bem. Eu costumo colocar as morangas para cozinhar em água com sal até ficarem ao dente (macia e sem desmanchar). Mas você também pode colocar um pouco de manteiga com sal dentro das morangas, envolvê-las em papel alumínio e colocar no forno até ficar macia. Reserve.
Para preparar a carne seca, coloque uma colher bem cheia de manteiga na panela e derreta. Em seguida acrescente metade da cebola picada e refogue. Acrescente a carne seca já desfiada e mexa bem. Acerte o sal e a pimenta. Finalize com a cebolinha picada. Reserve.
Para o risoto, aqueça duas colheres cheias de manteiga com sal e refogue o restante da cebola. Coloque o arroz árboreo e mexa bem. Acrescente o vinho e mexa bem, até que evapore quase por completo. Em seguida, vá adicionando o caldo de legumes de pouco em pouco, sempre mexendo, até que o grão do arroz esteja al dente.
Reserve quatro cubinhos de queijo coalho para decorar e coloque o restante no risoto - ainda com caldo - e mexa até derreter. Desligue o fogo. Acerte o sal e a pimenta do reino moída na hora. Acrescente uma colher de manteiga e o queijo parmesão ralado. Mexa bem e deixe a panela fechada por cinco minutos.
Aqueça a moranga por alguns minutos no forno e a carne seca também. Em um prato coloque a moranga e recheie com a carne seca. Eu optei por servir o risoto em uma mini caçarola ao lado da moranga e ficou uma graça. Grelhei numa frigideira anti aderente os quatro cubos de queijo coalho e enfeitei o risoto.
Receita original: Caroline Café para GNT
Foto: Blog Gastromaníacos ®
Nenhum comentário:
Postar um comentário