terça-feira, 31 de março de 2015

[Sabores do Mundo] Carmine`s em New York - tradição e porções generosas

Quando estive em New York era época de ação de graças e para os americanos esse é um dos mais importantes feriados. E uma coisa legal é se acompanhar de pertinho as tradições. E eu queria ver a parada dos balões de perto. E, acreditem, não é uma coisa tão fácil!


Mesmo tendo um trajeto grande, as ruas ficam lotadas para ver os carros e balões! Para conseguir fazer algumas fotos, eu, o Bruno e o JP (nosso amigo que nos recepcionou na cidade) fizemos uma verdadeira peregrinação pelas ruas e avenidas novaiorquinas em busca do melhor ângulo. Não deu lá tão certo e ficamos cansados e com fome!

Como estávamos próximos a Theater District, o JP sugeriu que a gente fosse até o Carmine`s, que era perto e uma verdadeira instituição de New York quando o assunto é comida italiana! Então seriam duas tradições em um só dia! Oba!

Chegamos lá e estava lotado. Como o JP já tinha trabalhado lá um bom tempo, conversou com os antigos colegas e consegui três lugares no bar e por lá poderíamos comer!

Sentar no bar foi uma excelente ideia, ainda mais com bartender conhecido. Foi uma verdadeira degustação de vinhos! Todos as opções legais que tinham ali o bartender nos ofereceu e muitas nós aceitamos! Vantagens de casas que trabalham com vinhos em taças, no caso do Carmine`s vem em copos de vidro mesmo!

O lugar é bem típico italiano. Tem móveis antigos, lustres gigantes, um mix generoso de quadros que inclui retratos antigos e fotos de paisagens da Itália ou de clientes famosos, enfim, uma típica cantina, com um toque mais refinado. O cardápio também ocupa lugar de destaque na parede e facilita bastante na hora de escolher.

Quando fomos pedir, o JP falou que poderíamos pedir uma porção que comeríamos os três tranquilamente. Lá eles tem pratos "Family Style", ou seja, come todo mundo e come bem! Como ele já conhecia bastante o menu, deixamos que ele guiasse o pedido: Penne ala Vodka com Chicken Scarpariello
Primeiro vem uma cestinha de pão com manteiga cortesia que vai rápidinho, já que foram muitas as taças antes da comida!

O prato realmente era muito farto! Um penne ao ponto, com um molho suave, onde o gosto de limão era bem perceptível. Agora o frango (pausa para lembrar o gosto) era uma delícia! Na verdade não tinha nada de muito elaborado no seu preparo, mas o misto de sabores e o tempero super bem acentuado na carne faziam a diferença.

Lembro que fiquei perguntando ao meu amigo se ele conhecia a receita e ele me falou que tinha em casa do livro de receitas do Carmine`s e que nele continha essa receita.

O segredo dela é o tempo de marinar a carne, de um dia para o outro ou até mesmo 48 horas para ficar ainda mais saboroso! No livro descobri que o tempero leva limão, alho, cebola, alecrim, salvia, orégano, vinho branco, manteiga, sal, pimenta preta, azeite de oliva e caldo de frango ou legumes. Junta tudo isso e deixa seu franguinho lá! Funciona viu!

Mas, voltando ao Carmine`s, o fato é que ainda sobrou comida no prato, mesmo com três famintos glutões!

Outra coisa legal é que lá os preços são acessíveis e isso faz a diferença quando está de turista em uma cidade. Lembro que não gastamos mais que $70 no prato e comemos os três e facilmente comeria uma quarta pessoa. Para os padrões de New York tá lindo minha gente! Hoje, sempre que me pedem dicas da Big Apple o Carmine`s é citado! Comida boa, farta e a preços acessíveis! Além da unidade no Theater District, eles tem outra no Upper West Side. 




Ficou curioso com a receita desse frango? Segue um link em inglês aqui para você tentar fazer!

Carmine`s 
200 West 44th street - Theater District - NYC

2450 Broadway - Upper West Side - NYC

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

[Por Aí] Max Gelateria

O sol voltou a brilhar em Floripa e nada mais gostoso do que um bom sorvetinho para refrescar! Não sou fã entusiasmada de sorvete, mas adoro os do Max. Lá os sorvetes são todos artesanais e tem sabores que complicam a sua vida na hora de escolher apenas dois











Eu sempre que tomo sorvete vou de chocolate. Desde garota os picolés eram Chicabon, Birgadeiro.... e até hoje é assim. Lá no Max essa preferência ainda é elevada à máxima potência, pois o sorvete de cacau 70% é O sorvete. Ou seja, para mim a tarefa ao chegar lá é escolher apenas um sabor, que acompanhará o fixo cacau no meu pote. Sou aficcionada por essa gelato de chocolate por achar que ele mais parece um mouse gelado, de tão cremoso que é!


Eles servem três tamanhos de sorvete. Eu optei pelo M (R$12,00) nos sabores cacau e romã. Refrescante na medida, o sorvete de romã completou perfeitamente meu pedido. Bem leve, com sabor sútil, adorei! O Bruno foi de chocolate ao leite e menta chips, que também estavam uma delícia!!

O legal é que por lá sempre tem novidades nos sabores, sendo que alguns ficam por tempo limitado e outros entram no cardápio definitivamente. Já tomei sabores deliciosos lá: gengibre, melância, cereja... 
Se você ainda não experimentou essa delícia, corre lá. Agora eles tem quatro unidades (Lagoa, Beiramar, Trindade Shopping e Passeio Pedra Branca. 




Gelateria Max
Rua Afonso Delambert Neto, 619 - Lagoa da Conceição
Telefone: (48) 3207-9110

Travessa Carreirão, 104 - Av. Beiramar Norte - Agronómica
Telefone: (48) 4004- 2431

Rua Lauro Linhares, 2123 - Trindade Shopping
Telefone: (48) 4009-2130

Edifício Patio Das Flores, Loja 13 - Cidade Pedra Branca
Telefone: (48) 3283-0060

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

segunda-feira, 30 de março de 2015

[DIY] Mini Jardim nas rolhas de espumante

Há muito tempo já tinha visto essa ideia e curti bastante. Esse verão foi a hora de colocar a ideia em prática e começar meu mini jardim em rolhas de espumantes. 

Assim que abrimos a garrafa as rolhas ainda estão molhadas, então o legal é  deixar secar e fazer só no dia seguinte, até porque a rolha aumenta de tamanho quando seca. 

Eu pego uma faca de ponta de serrinha e começo a cutucar a rolha! Cutuca, gira a faca e tira o excesso da cortiça! Fica fazendo isso até que o buraco fique na profundidade ideal. Eu coloco o dedo mindinho dentro e cabe uma boa parte!


Depois coloco terra, dou uma pressionada para fazer o fundo. Coloco a mudinha de mini suculenta que escolhi e cubro com terra. Para manusear, pego galhinhos no jardim, daqueles que tem a ponta arredondada, que funcionam como uma espécie de pilão delicado para prensar a terra no mini vaso.



Eu uso as suculentas, pois tenho muitas mudas em casa e sei que são de fácil manutenção. A primeira rolha fiz em janeiro e continua bem verdinho! 


Como as raízes não têm espaço para crescer, as plantinhas tendem a ficar pequenas mesmo. Eu deixei em um lugar que elas tomam bastante sol e rego todo dia com borrifador.

O plano é juntar mais, para depois pregar todos em uma madeira e pendurar em algum local da casa! Quando rolar isso, mostro aqui para vocês!




Fotos: Blog Gastromaniacos ®

[Por Aí] Mini Churros da Floripão

De uns tempos para cá o churros virou moda! E eu adoro esse modismo, pois nunca deixei de curtir esse doce. Para mim, o churros faz parte da minha  infância. Saía da praia, comia um churros! Era lei!
Agora o churros ganhou nova roupagem, ficou chique. Ganhou versões de naked cake, de cupcake, e a que eu mais gosto, virou miniatura.


Esse final de semana recebi um casal de amigos para jantar e confesso que estava com preguiça de fazer um doce, sujar louça e tudo o mais. Resolvi facilitar e fui na panificadora Floripão, que fica perto da minha casa e comprei meio quilo de mini churros (lá o quilo custa R$ 21,00) e um pote de doce de leite Mumu, o meu favorito.

Detalhe que compramos os churros ainda quente, e quase que eles não chegam até em casa. Muito bom, o recheio de doce de leite escorria pelos dedos!! De se lambuzar!

Para fazer uma apresentação mais fofa, resolvi apelar para meu kit palitinhos! Eu tenho em casa um arsenal de palitinhos decorados. Tem de coração, de letras japonesas, com nozinho, com violão... enfim, sempre que vou a Curitiba e passo no Mercado Municipal eu vou nas lojas de produtos orientais e compro mais um saco de palitos, uma hora sei que serão úteis.

Usei os de corações amarelos. Espetei um a um os churros e coloquei o doce de leite em um potinho mais bonitinho e pronto, estava pronta a sobremesa. E, vou contar para vocês: fez o maior sucesso!

Floripão
Rua Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 96 - Rio Tavares
Telefone: (48) 3232-2425.

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

sexta-feira, 27 de março de 2015

[Receitas] Frango ao Requeijão e Ervas de Provence

Fazer comida todo dia não é uma tarefa fácil! Para que as refeições sejam sempre prazerosas, é primordial criatividade na elaboração do menu, para não cair na mesmice.



Para dar um sabor novo ao frango nosso de cada dia, resolvi fazer uma receita que comia no antigo restaurante que minha vó e minhas tias tinham em Curitiba, o Frango ao Requeijão.

Resolvi dar um toque diferente na receita original e acrescentei as ervas de Provence e ficou muito gostoso. Para acompanhar, arroz e batatas assadas combinam perfeitamente.
Vamos a receita, que nesse caso servem duas a três pessoas.

Ingredientes:
600g de peito de frango cortado em cubos
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 pote de requeijão (usei uma versão light que já tinha em casa)
1 caixa de creme de leite
2 colheres de sopa de azeite de oliva
sal, pimenta do reino e ervas de Provence a gosto

Modo de preparo:
Numa panela grande coloque o azeite, aqueça e refogue o alho. Quando estiver dourado, acrescente a cebola. Refogue. Coloque o frango. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.
Mexa até o frango ficar cozido.
Acrescente as ervas de Provence. Aconselho apenas dar uma salpicada, para que o sabor não domine o prato! Em seguida coloque o requeijão e o creme de leite. Coloque o fogo no baixo e mexa apenas para aquecer o molho. Pronto!

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

[Por Aí] Sweet Me adoçando a noite

Fico tão feliz quando como algo que realmente gosto. Ontem foi assim. Fui ao aniversário de uma amiga e experimentei alguns dos doces da Sweet Me e aquilo adoçou a noite! Já tinha visto alguns produtos e ouvido falar muito bem dos bolos, mas ontem rolou a constatação!



E não é que constatei o que já imaginava: é tudo D E L I C I O S O! Assim mesmo, espaçado, para dar tempo de saborear cada pedacinho.

Cheguei na mesa de doces e vi as opções. A aniversariante já tinha recomendado o brigadeiro de damasco, mas sou um tantinho teimosa e preferi começar pelo de brigadeiro de limão. Um só não foi suficiente, pois o negócio era bom mesmo! Comi e fui chamar o marido e os amigos para chegarem perto da mesa. Afinal, eles tinham que experimentar aquilo também!

Depois passei para o brigadeiro tradicional e mais uns três tipos de huuuuummmmmmm! Até que cheguei no tal brigadeiro de damasco. Vou contar para vocês, para quem gosta de doce com a fruta esse brigadeiro é do balacobaco!!

Para não ser injusta com as outras opções de doces, ainda comi o beijinho e o cajuzinho. Ok, são deliciosos, mas o trio "tradicional + limão + DAMASCO" roubou a cena total! Tinha que sair de perto da mesa!!

Mas, ainda faltava a estrela principal da mesa de doces, ela, a torta Brigadier Sweet, que combina o chocolate na masa, no brigadeiro de recheio e no ganache da cobertura! Triplamente qualificado!!

Tudo ali estava na medida: a massa molhadinha, o brigadeiro e o doce - que apesar de tantas camadas, ainda era super equilibrado! A torta foi para o parabéns! Parabéns para a aniversariante e parabéns para a doceira de mão cheia da Sweet Me!

Sweet Me
Contato: sweetmefloripa@gmail.com 
Telefone: (48) 3206-3542 ou (48) 8422-0066.

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

quinta-feira, 26 de março de 2015

[Bebidas] - Café Cultura - Edição Limitada Peaberry

Aqui em casa o café é levado a sério. Não que a gente entenda horrores, mas a gente gosta muito! Por isso buscamos sempre experimentar cafés diferentes. 
Agora foi a vez de comprar e experimentar o Café Cultura Edição Limitada Peaberry. Já compramos algumas vezes grão no Café Cultura, a maioria blends da casa. Mas agora o Café Cultura Lab, loja dedicada ao café e artigos para degustar a bebida.

Com tempo para comprar, dessa vez resolvemos escolher o grão. Acabamos escolhendo a Edição Limitada Peaberry. Esse, como alguns outros cafés da casa, vem da Fazendo Recreio, interior paulista.

Em uma rápida pesquisa pela internet descobri que o Peaberry é um tipo mais raro de grão, que se forma sozinho dentro do fruto e não em duplas, como é o costume.

O grão Peaberry vem de safras especiais e tem características particulares como doçura achocolatada e baixa acidez.Mas o que vale é o sabor. Esse é bem gostoso. Mais suave que o que estou acostumada, porém encorpado!


Para mim que estou em processo de adaptação para tomar espresso sem açúcar, um café assim facilita a coisa! Para quem gosta de investir em grãos diferenciados em Floripa, fica a dica do Café Cultura. Sempre tem opções legais por preços justos. Essa embalagem de 500g sai por R$ 30.

Café Cultura
Café - Manoel Severino de Oliveira, 669, loja 03 - Lagoa da Conceição - Florianópolis 
Telefone: (48) 3334-0483
Lab - Manoel Severino de Oliveira, 653, loja 1A - Lagoa da Conceição - Florianópolis 
Telefone: (48) 3365-9700















Fotos: Blog Gastromaníacos ®

[Por aí] BC Food Park

Como já contei no blog essa semana, estive no BC Food Park, em Balneário Camboriú. Na verdade o Food Park foi uma surpresa que tive ao chegar no endereço do Guerrilha Food Truck Burger, pois não sabia que existia! Grata surpresa!

O local é bem estruturado, conta com três food truckers: Guerrilha Food Truck Burger, Mr. Bacon e Señor Tacos. Além da comida gostosa, tem estacionamento e um espaço coberto com mesas e cadeiras para todos comerem com conforto.




Fomos em quatro adultos e uma criança e acabamos experimentando opções de todos os truckers.

No Guerrilha experimentamos o Guerrilha Burger e o Oktoberfest. Não vou me alongar, o post está aqui para quem quiser conferir os elogios todos!















No Mr. Bacon pedimos a Batata Rústica com Bacon, claro! Porção gostosa, bem crocante e o preço acessível (R$ 10,00).


No Señor Tacos experimentamos o Duo de Tacos de Carne (R$15,00) e o Burrito de Carne (R$18,00). Ambos estavam bem gostosos, com os temperos (leia-se coentro e cominho) na medida perfeita. O Burrito era muito bem servido!















As bebidas tinham valores bem acessíveis suco de latinha Du Vale por R$ 4,00 e cerveja Heinneken R$ 5,00.

A única observação fica novamente para o fato de nenhum dos traillers aceitar cartões de débito ou crédito. 
Comerciantes hoje tem que ter essa visão. Embutam os juros nos valores e entendam que a grande maioria das pessoas hoje paga suas contas com cartão de débito! 

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Dia do Cacau



Hoje comemora-se o Dia do Cacau. Quer motivo melhor pra comer o que esse fruto da de melhor?? Hoje é dia de chocolate sem culpa! 
Foto: nicolephoto.com
‪#‎gastromaniacos‬ ‪#‎diadocacau‬ ‪#‎chocolate‬ ‪#‎chocolovers‬.

quarta-feira, 25 de março de 2015

[DIY] Piquenique da Gigi

Nada mais gostoso que comemorar o aniversário com um piquenique. Ano passado fiz um para a Gigi que comemorava seus 10 anos! A Giovanna é filha de um grande amigo nosso e desde muito pequena convive comigo e com o Bruno bastante. 


 Ela queria uma festinha e eu prometi que faria algo pequeno para ela aqui em casa e entre as opções que dei, ela escolheu o piquenique. Marcamos a data e lá fui eu pensar no que fazer. 

















Para esse tipo de coisa gosto de fazer tudo em casa mesmo, pensando em cada detalhe com carinho. Decidimos fazer um "picnic" - optamos pela grafia inglesa na papelaria - no jardim em tons de rosa. Escolhi o tema Jardim Encantado para comprar alguns adesivos e enfeites para completar minhas ideias.

Estiquei um tapete de madeira no chão, cobri com um pedaço grande de tnt floral rosa e montei uma estrutura para servir os quitutes com caixotes de feira. Espalhei almofadas e pufês em volta para que cada um comesse da maneira mais a vontade possível. Usei orquídeas e kalanchoes rosas e também suculentas que já tinha em casa. Para dar aquee ar de "feito  em casa", misturei louças próprias com pratos descartáveis decorados com motivos florais e enfeites do meu acervo pessoal.



Para incentivar as crianças a não produzirem tanto lixo, comprei copos de plástico rosas, coloquei adesivos e etiquetas para colocarem os nomes, assim cada um utilizaria o mesmo copo o picnic todo.

Criatividade na hora de montar a mesa é fundamental. Não se prenda a regras, utilize diferentes materiais para servir (louça, madeira, descartáveis). O importante é a harmonia final.

Para entreter as crianças tinham cordas, bambolês, bolhas de sabão e, a pedido da aniversariante, bexigão cheio de balas e chicletes para estourar! 

Foi uma experiência bem legal de se fazer. As crianças realmente brincaram ao ar livre e ficaram um pouco longe das telas de TV, computador e celular!! Isso não tem preço.



A única dica é se programar se decidir, como eu, fazer tudo em casa. Faça uma lista com as receitas na ordem que devem ser feitas, pois tem alguns alimentos que podem ser armazenados em geladeira, outros bem fechados e outros servidos frescos. 

O cardápio do Picnic da Gigi:
Sanduiche de frango
Sanduíche de queijo e peito de perú com requeijão
Torta pizza
Bolo de maçã, canela e passas
Cupcake de banana, doce de leite e marshmallow
Brigadeiro de paçoca
Brigadeiro de colher
Mousse de maracujá
Biscoito salgado de polvilho
Suco de uva integral
Suco de maçã



 


Fotos: Blog Gastromaníacos ®

[Receitas] Risoto de Queijo Coalho e Mini Moranga recheada com Carne Seca

Tenho o costume de pesquisar receitas diferentes pela internet. Quando começo a pesquisar, fico horas salvando os links com as que mais me interessam. Achei essa receita no site do canal GNT há muitos anos atrás e já fiz algumas vezes. 



Além de deliciosa, ela reúne ingredientes bem brasileiros e os sabores se completam perfeitamente! Acho que é uma excelente escolha para um jantarzinho mais íntimo com amigos, quando você pode se esmerar na montagem do prato!
Vamos a receita - que serve quatro pessoas.

Ingredientes:
4 mini morangas
500g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
1 cebola média picada
1/2 maço de cebolinha picada
100g Manteiga com sal
400g da arroz árboreo
200ml de vinho branco seco
2 litros de caldo de legumes
200g de queijo Coalho cortado em cubos
50g de queijo parmesão ralado grosso
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Lave bem as mini morangas com água e sabão e deixe secar. Com auxilio de uma faca de ponta tire a tampa da moranga e reserve. Retire toda a semente de dentro da abóbora e lave apenas com água e deixe secar bem. Eu costumo colocar as morangas para cozinhar em água com sal até ficarem ao dente (macia e sem desmanchar). Mas você também pode colocar um pouco de manteiga com sal dentro das morangas, envolvê-las em papel alumínio e colocar no forno até ficar macia. Reserve.

Para preparar a carne seca, coloque uma colher bem cheia de manteiga na panela e derreta. Em seguida acrescente metade da cebola picada e refogue. Acrescente a carne seca já desfiada e mexa bem. Acerte o sal e a pimenta. Finalize com a cebolinha picada. Reserve.

Para o risoto, aqueça duas colheres cheias de manteiga com sal e refogue o restante da cebola. Coloque o arroz árboreo e mexa bem. Acrescente o vinho e mexa bem, até que evapore quase por completo. Em seguida, vá adicionando o caldo de legumes de pouco em pouco, sempre mexendo, até que o grão do arroz esteja al dente

Reserve quatro cubinhos de queijo coalho para decorar e coloque o restante no risoto - ainda com caldo - e mexa até derreter. Desligue o fogo. Acerte o sal e a pimenta do reino moída na hora. Acrescente uma colher de manteiga e o queijo parmesão ralado. Mexa bem e deixe a panela fechada por cinco minutos.

Aqueça a moranga por alguns minutos no forno e a carne seca também. Em um prato coloque a moranga e recheie com a carne seca. Eu optei por servir o risoto em uma mini caçarola ao lado da moranga e ficou uma graça. Grelhei numa frigideira anti aderente os quatro cubos de queijo coalho e enfeitei o risoto.

Receita original: Caroline Café para GNT
Foto: Blog Gastromaníacos ®

[Curitiba] 7ª edição do Gastronomix nesse final de semana no MON


Alex Atala, Edinho Engel, Kátia Barbosa, Beth Beltrão, Wanderson Medeiros, Laís Duo, Rodrigo Martins, Bruno Cabral e os irmãos Ivo e Ivan Lopes. Esse é o time de chefs estrelados e restaurateurs de destaque na cena gastronômica brasileira que se reunirá nos dias 28 e 29 de março, em Curitiba, para a sétima edição do Gastronomix, evento que faz parte da programação do Festival de Curitiba.

Alex Atala, Edinho Engel, Kátia Barbosa, Beth Beltrão, Wanderson Medeiros, Laís Duo, Rodrigo Martins, Bruno Cabral e os irmãos Ivo e Ivan Lopes. Esse é o time de chefs estrelados e restaurateurs de destaque na cena gastronômica brasileira que se reunirá nos dias 28 e 29 de março, em Curitiba, para a sétima edição do Gastronomix, evento que faz parte da programação do Festival de Curitiba. 

O evento é comandado pelo chef Celso Freire. “O Gastronomix aproxima as pessoas da alta gastronomia, de maneira leve e divertida, própria de um festival. Neste ano, conseguimos reunir chefs que garantirão ao público uma verdadeira viagem gastronômica por sabores e temperos, com uma identidade bem brasileira”, afirma. Outro diferencial, segundo ele, é o compromisso do evento com a Gastronomia Responsável. “Neste ano, todos os chefs convidados criarão um prato especial de acordo com os princípios desse movimento”, completa.

O movimento Gastronomia Responsável é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, cujos princípios são a utilização de ingredientes orgânicos, a utilização de produtos regionais, a não utilização de espécies ameaçadas de extinção e o aproveitamento integral de alimentos. “O público que participar do Gastronomix também estará contribuindo e apoiando esse movimento, que traz sustentabilidade para a gastronomia”, afirma Freire.

Completam a lista de convidados do Gastronomix 2015 os chefs Fabiano Marcolini, Luiz Antonio Romanus, Iglae Zanoto Konvem, Zico Garcez, Flávia Rogoski, Rosane Radecki de Oliveira, Yuri Ogurtsova e Ricardo Nogarolli, além dos pizzaiolos Alessandro Formeti e Antonio Paulo Tanaka, da Del Brogo Pizza, a chocolatier Polyana Rodrigues, da Grué Chocolateria, Beto Nogueira, da Fábrica Gourmet Hamburgueria, Leandro Blazkowski, de O Famoso Brigadeiro, Tatiana Maciel, da Fit&Funcional, o bartender Marcelo Silvério, que comanda o Le Voleur de Vélo, e Vinícius D’Agostin, da Cantina Vini D’Agostin, especializado em sucos agroecológicos.

O evento

O Gastronomix é uma quermesse da alta gastronomia, que neste ano será realizado nos dias 28 e 29 de março, das 11h às 17h, no Museu Oscar Niemeyer. O evento oferece ao público a oportunidade de experimentar as criações dos chefs convidados em um único dia, num mesmo espaço, a preços acessíveis e com toda a infraestrutura de atendimento. Os ingressos custam R$ 10,00 e os pratos entre R$ 10 e 20,00.

“A proposta do evento é fazer com que o público possa experimentar de tudo um pouco. Por isso, os pratos são serviços em porções que variam em torno dos 150 gramas. Assim, dá pra saborear carnes, massas, peixes e saladas, sem deixar a sobremesa de fora, formando um verdadeiro festival de sabores”, explica Celso Freire. O Gastronomix deve reunir cinco mil pessoas nos dois dias de evento. Em média, cada pessoa experimenta quatro diferentes pratos. Por isso, Freire recomenda que os ingressos sejam comprados com antecedência para que o visitante possa chegar com tranquilidade ao local e desfrutar tudo com mais tempo.

Além de experimentar novos sabores, o público do Gastronomix também pode aprender novas receitas e harmonizações. Neste ano, o chef Alex Atala vai ministrar uma das aulas-show no primeiro dia do evento (28). “Há mais de cinco anos convidamos o Atala e nunca conseguimos agenda. Finalmente, chegou o dia de termos ele no Gastronomix para uma aula-show, que será imperdível e muito concorrida, com certeza”, destaca Freire.

A Electrolux também vai promover Oficinas de Gastronomia. Em cada um dos dois dias serão oferecidas quatro aulas-show, para dez participantes cada, nos horários das 12h, 13h15, 14h30 e 15h45. A inscrição será feita por ordem de chegada ao local. Após preparar a receita, o aluno poderá convidar um acompanhante para degustar o prato.

A Melitta oferecerá aulas-shows para ensinar a preparar cafés especiais em casa, além de oferecer degustação gratuita de cafés gourmet.

O Gastronomix 2015 terá, ainda, um espaço especial para o público conhecer e experimentar a variedade de cervejas artesanais produzidas em Curitiba. A Way Beer, por exemplo, estará no evento com oito estilos diferentes de cerveja e a sua famosa “Raquetada de Degustação”. As cervejas nova-iorquinas Brooklyn também estarão presentes no Gastronomix.

Mas quem não for adepto das cervejas poderá visitar outro espaço exclusivo para degustação de cachaças, vinhos e drinks especialmente preparados por bartenders. Outras opções serão as cidras irlandesas Magners e os vinhos da Vinícola Franco Italiano, de Colombo.

Além de muita comida boa e bebida de primeira qualidade, o Gastronomix garante aos participantes muita diversão, entretenimento e cultura. Bandas vão alegrar o ambiente, que contará com Espaço Kids, organizado pelo Muralzinho de Ideias, com atividades culturais para os pequenos. O BuZum! fará a sua estreia no Festival de Teatro de Curitiba dentro do Gastronomix, com apresentações gratuitas do espetáculo “Intolerância”. O BuZum! é um ônibus transformado em sala de teatro e a peça “Intolerância” trata sobre um tema bastante atual entre crianças e adolescentes: o bullying.

Outra novidade deste ano será a loja de utensílios para cozinha que a Bergerson Presentes vai montar no local.

O Gastronomix 2015 é apresentado pela Electrolux e Worker, com patrocínio da Alltech, Grupo Servopa e Melitta e louça oficial da Oxford Porcelanas. O evento conta, ainda, com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Bergerson Presentes, Balaroti e PUCPR.

Fonte: www.festivaldecuritiba.com.br

Imagem: divulgação Gastronomix / Festival de Teatro de Curitiba ®