Chega o inverno e também a época de um monte de comidas e bebidas típicas da estação que não podem faltar. O quentão encabeça a lista de bebidas para o frio. No Paraná, de onde eu sou, quentão é a bebida feita com vinho tinto, gengibre, cravo, canela e companhia. Mas, em São Paulo eles chamam essa bebida de vinho quente. O nome não importa, o que vale é que é gostosa, aquece e uma combinação perfeita para um dia frio.
Essa receita que vou postar aqui é a que aprendi com a minha avó e com a minha mãe e que é bem saborosa. Ela utiliza alguns ingredientes diferentes do convencional, com sabores que combinados ficam uma delícia.
Ingredientes:
2,5 litros de vinho tinto seco
1 xícara de chá de cachaça
1 limão cortado em rodelas
1 laranja cortada em rodelas
1 maçã cortada em rodelas
2 xícaras de açúcar
3 paus de canela
1 punhado pequeno de cravo da índia
1 pedaço de uns 5cm de gengibre descascado e cortado em cubos
Modo de preparo:
Em uma panela grande coloque o açúcar em fogo baixo, até que vire caramelo. Acrescente o gengibre, a canela e o cravo. Mexa um pouco. Acrescente a laranja, o limão e a maçã. Em seguida, coloque o vinho. Nesse momento o caramelo irá cristalizar.
Não tem problema, quando o vinho esquentar ele derrete e agregará todo o sabor à bebida. Deixe em fogo médio até levantar fervura. Quando todo o açúcar estiver derretido, acrescente a cachaça e deixe ferver mais uns minutinhos. Está pronto!
Dica: Sirva com gemada, fica uma delícia!
Fotos: Blog Gastromaníacos ®
Nenhum comentário:
Postar um comentário