sexta-feira, 27 de junho de 2014

Dadinhos de Tapioca e Queijo Coalho

Ainda inspirada nas pesquisas de cardápios juninos, consegui consertar a receita que era para ser a entrada do post anterior, os Dadinhos de Tapioca e Queijo Coalho. Na receita anterior, usei a tapioca hidratada e não deu certo. Mas não desisti. Comprei a tapioca certa, granulada e tentei novamente.
Ainda bem! Ficou uma delícia! Crocante por fora e queijo derretido por dentro. Tem como ficar ruim? Tem não!!!!
E, no final das contas era mais fácil do que parecia. Entrou para o livro de receitas.



Ingredientes:
500g de tapioca granulada
500g de queijo coalho ralado
1 litro de leite
1 potinho de cream cheese (150g)
óleo para fritar

Modo de preparo: 
Ferva o leite. Dissolva o cream cheese no leite. Em um recipiente misture a tapioca e o queijo coalho, adicione o leite misturado com o cream cheese aos poucos, mexendo bastante. Use uma colher de pau que ajuda a não embolotar. Depois de uns minutos a mistura vai engrossando, sinal de que a tapioca hidratou e absorveu o leite.

Forre uma forma com plástico ou alumínio. Despeje a mistura na forma e leve gelar. Eu levei por 45 minutos no turbo congelamento do freezer. Vire a forma em uma superfície plana. remova o plástico e corte em cubos. Aqueça o óleo e frite os cubinhos até dourar. Deixe escorrer em papel toalha. Sirva com geleia de pimenta ou uma porção de Sweet Chilli Sauce

Foto: Blog Gastromaníacos ®
Dica: eu não consegui ralar o queijo coalho no processador. Tive que ralar pouco a pouco no liquidificador. Usei o da marca Cruzília, que para mim é um dos melhores coalhos, bem firme. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

Cardápio junino: Risoto de pinhão e carne seca e arroz doce com calda de laranja e mel

Em homenagem ao Dia de São João, o post de acho é inspirado nas festas juninas. A D O R O festa junina e esse ano quis fazer algo diferente para o blog. Pensei em um cardápio inspirado em comidas juninas e chamei dois casais de amigos para experimentar.

A ideia inicial era um cardápio com entrada, prato principal e sobremesa. Mas, a receita da entrada zicou e não fez parte da festa! 

O prato principal foi um risoto de pinhão com carne seca e a sobremesa foi um arroz doce um pouco diferente, com base de baunilha e calda de laranja. Ficou uma delícia e a mistura diferente conquistou os convidados!

A galera aqui aprovou o menu, portanto se quer reunir os amigos para um jantar junino, ainda tem uma semana!!

Risoto de Pinhão e Carne Seca (para 6 pessoas)
500g de arroz arbóreo
600g de pinhão cozido, descascado e cortado em pedaços
600g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
1,5l de caldo de legumes
1 cebola média picada
1 copo de vinho branco seco
100g de queijo parmesão ralado
2 colheres cheias de manteiga
azeite de oliva a gosto
pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Na panela quente adicione uma colher de manteiga e uma colher de azeite de oliva. Adicione a cebola e refogue uns instantes. Coloque o arroz arbóreo, mexa um pouco e, em seguida, adicione o vinho. Mexa uns minutos até o vinho evaporar. Vá adicionando o caldo de legumes com uma concha de pouco em pouco, mexendo sempre. 

Quando estiver quase no ponto al dente do grão do arroz, adicione a carne seca e o pinhão cortado. Vá adicionando o caldo de legumes até ficar no ponto. No final, coloque a colher de manteiga restante, o queijo parmesão e a pimenta do reino moída na hora. Misture e tampe a panela por cinco minutos antes de servir.

                                                        


                                                               
Arroz Doce
500g de arroz branco
1 fava de baunilha
4 colheres de açúcar
400ml de leite de coco
400ml de leite condensado
400ml de leite
1 pedaço pequeno de casca de laranja


Modo de preparo:
Em uma panela coloque o arroz, o açúcar e a casca de laranja. Corte a fava de baunilha ao meio, raspe as sementes a adicione ao arroz. Cubra com água e leve ao fogo até ficar macio e secar a água. Tire as favas. Adicione o leite de coco, o leite condensado e o leite. Mexa até dar uma engrossada. Disponha em pequenos potinhos e leve a geladeira.

Calda de laranja e mel
Suco de 10 laranjas pêras
200g de açúcar
100ml de mel silvestre

Modo de preparo:
Leve tudo ao fogo baixo e deixe reduzir até atingir o ponto de calda - em torno de uma hora e meia de preparo.

Dica: no risoto senti falta de uma cebolinha, para dar o toque, mas como estava sem, acabei não colocando. Mas vale colocar e dar um colorido ao prato.
Fotos: Blog Gastromaniacos ®





quinta-feira, 19 de junho de 2014

Noite de Fondue

Noite dessas reunimos os irmãos e resolvemos fazer um fondue completo. Queijo, carne e doces. Dá um pouco de trabalho, mas no final compensa muito. O preparo antecipado de alguns ingredientes ajuda. 


Aqui vou dar mais dicas que receitas. Aproveite e prepare uma noite assim. Chame seus amigos, familiares e jogue conversa jogada fora, coma sem presa e tome bons vinhos! É disso que a vida é feita: momentos! Aproveitemos!!

Fondue de queijo (para seis pessoas) 

 350g de queijo Gruyere

350g de queijo Emmenthal
350ml de vinho branco (usei um Torrontès que era o que tinhamos)
noz moscada a gosto
1 dente de alho






Modo de preparo:
 De uma batida no alho e passe pela panela de fondue toda. Coloque no fogo baixo no fogão. Acrescente o vinho e deixe esquentar. Em seguida acrescente os queijos e vá mexendo até que derreta. Tempere com a noz moscada. Acenda o rechaud e coloque a panela com o fondue nele. Sirva com o fogo médio sempre acesso.

Acompanhamentos: acompanhado de pão italiano cortado em cubos, pinhões cozidos, brócolis e o que mais lhe agradar.



Fondue de carne (para seis pessoas)

1,5kg de alcatra limpo e cortado em cubos médios
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
1 litro de olho de milho

Modo de preparo:
Tempere a carne com pimenta do reino moída na hora e sal a gosto. Coloque o óleo de milho no rechaud de ferro ou aluminio de fundo grosso e leve ao fogo médio no fogão.  Quando o óleo estiver bem quente, acenda o rechaud com fogo alto e transfira a panela. Espete os pedaços de carne e coloque para fritar no óleo quente. O tempo dentro da panela depende de como você gosta da carne. Se gostar mais mal passada, deixe uns dois minutos. Se preferir ao ponto deixe um pouco a mais. 
Acompanhamentos: molho tártaro, molho de azeitonas, molho barbecue e molho aioli. 




Fondue de chocolate
300g de chocolate amargo
200g de creme de leite de caixinha
1 dose de conhaque

Modo de preparo:
Pique o chocolate e reserve. Coloque o creme de leite num recipiente de vidro e leve ao microondas por 30 segundos, tire e mexa e coloque mais 30 segundos. Acrescente o chocolate picado, mexa bem. Se necessário colocar mais um tempo no microondas - coloca 15 segundos tira e mexe e mais 15 segundos se necessário.
Acrescente o conhaque e coloque no rechaud acesso. Sirva.
Acompanhamentos: morangos, bananas, damascos, amanditas, marshmallow, suspiro....

Fondue de doce de leite
Meio pote de doce de leite Mumu
200g de creme e leite de caixinha

Modo de preparo:
Misture o doce de leite com o creme de leite e coloque no microondas de 30 em 30 segundos, até que esteja homogêneo. Coloque no rechaud acesso. Sirva.
Acompanhamentos: bananas em rodelas e suspiros.

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Pasta de tomates secos especial

Há pouco mais de um ano minha mãe foi morar com o namorado e que agora virou marido. O legal disso tudo é que o Ratto (sobrenome pelo qual chamamos ele) é um cara que curte vinhos, comidas, receitas e temperos e desde então trocamos muitas informações e experiências na cozinha.

 Dentre as muitas delícias que ele faz, pedi para que essa ele reproduzisse para que eu colocasse a receita aqui no Blog. Vendo o título da receita, parece uma pasta normal de tomates secos, porém essa traz umas nuances de sabores interessantes, que torna o aperitivo um momento delicioso.

O Ratto compartilhou a receita de olho.  Eu é quem coloquei uma proporção aproximada mesmo, para facilitar o preparo. Experimentem fazer, pois é gostosa, fácil e combina perfeitamente como entrada em um almoço em família!

Ingredientes:
1 punhado de tomates secos
1 punhado de folhas de manjericão fresco
100g de castanha do Pará
4 dentes de alho picadinhos
2 pimentas dedo de moça sem semente picadas
1 punhado de uva passas preta
1 colher de sopa de casca de limão tahiti em tiras



Modo de preparo:
No processador, triture as castanhas rapidamente. Em seguida, acrescente o tomate seco, o manjericão, o alho, a pimenta, as passas e a casca de limão. Processe por uns instantes, até que forme uma pasta homogênea. Sirva com pães ou torradas.  

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Quentão


Chega o inverno e também a época de um monte de comidas e bebidas típicas da estação que não podem faltar. O quentão encabeça a lista de bebidas para o frio. No Paraná, de onde eu sou, quentão é a bebida feita com vinho tinto, gengibre, cravo, canela e companhia. Mas, em São Paulo eles chamam  essa bebida de vinho quente. O nome não importa, o que vale é que é gostosa, aquece e uma combinação perfeita para um dia frio.



Essa receita que vou postar aqui é a que aprendi com a minha avó e com a minha mãe e que é bem saborosa.  Ela utiliza alguns ingredientes diferentes do convencional, com sabores que combinados ficam uma delícia.



Ingredientes:
2,5 litros de vinho tinto seco
1 xícara de chá de cachaça
1 limão cortado em rodelas
1 laranja cortada em rodelas
1 maçã cortada em rodelas
2 xícaras de açúcar
3 paus de canela
1 punhado pequeno de cravo da índia
1 pedaço de uns 5cm de gengibre descascado e cortado em cubos

Modo de preparo:

Em uma panela grande coloque o açúcar em fogo baixo, até que vire caramelo. Acrescente o gengibre, a canela e o cravo. Mexa um pouco. Acrescente a laranja, o limão e a maçã. Em seguida, coloque o vinho. Nesse momento o caramelo irá cristalizar. 


Não tem problema, quando o vinho esquentar ele derrete e agregará todo o sabor à bebida. Deixe em fogo médio até levantar fervura. Quando todo o açúcar estiver derretido, acrescente a cachaça e deixe ferver mais uns minutinhos. Está pronto!

Dica: Sirva com gemada, fica uma delícia!
Fotos: Blog Gastromaníacos ®

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Creme de abóbora com gengibre


O frio realmente chegou no sul do Brasil e nessa última semana as sopas, caldos e cremes foram excelentes opções para aquecer as noites frias de outono. Hoje trago uma receita que originalmente não é minha. Experimentei na casa da minha amiga Estela Santiago uma vez e viciei. 
Nesse dia da foto não foi servida no pão, mas é uma boa dica para dar um charme no prato!
Vejam como é fácil de fazer. 

Ingredientes:
1,5 kg de abóbora cabutiá
1 pedaço de gengibre
1 requeijão (de marca boa, preferencialmente Catupiry)
2 dentes de alho picados
Queijo parmesão ralado a gosto
Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:
Tire as sementes e corte a abóbora em pedaços menores. Tire a casca do gengibre e corte em fatias. Coloque a abóbora e o gengibre para cozinhar em água com sal a gosto. Quando estiverem bem macios, tirar da água e já tirar a casca da abóbora (cuidado com a temperatura).

Já vai colocando a abóbora sem casca no processador, assim como o gengibre. Processe bem até virar um caldo grosso e sem pedaços.
Frite o alho em um fio de azeite de oliva, coloque a abóbora e o gengibre processados e misture o requeijão. Aqueça e pronto. Salpique queijo parmesão emcima e pode servir!

Para servir no pão italiano, corte uma tampa, remova a massa de dentro do pão, coloque a sopa, o queijo ralado e pode colocar uns minutinhos no forno pré aquecido para gratinar o queijo.

Dica 01: Não tente tirar a casca da abóbora crua, é perda de tempo.
Dica 02: Pode substituir o requeijão por cream cheese, ja testei e fica ótimo também.
Foto: Blog Gastromaníacos ®