Particularmente, prefiro as costelinhas de porco feitas na panela de ferro do que feitas em churrasqueira. Acho os sabores mais intensos no preparo no fogão.
A receita de hoje surpreende pela facilidade, pela maciez e pelo sabor. Eu fiz na panela de ferro e deve ter levado pouco mais de meia hora para ficar pronta.
O ponto ficou perfeito, com o ossinho saindo limpo no final. Usei barbecue industrializado, mas com certeza ficará muito bom com um molho feito em casa também! O que vale na cozinha é experimentar!
Ingredientes:
1,5kg de costelinhas de porco já cortadas
3 dentes de alho picadinhos
óleo de canola
1/2 xic de molho de soja (cerca de meio vidrinho dos pequenos)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
água morna
4 colheres de sopa de mel silvestre
200g de molho barbecue (Usei o industrializado da marca Jack Daniel`s)
Modo de preparo:
Aqueça a panela de ferro e coloque o óleo de canola no fundo em quantidade suficiente para selar a carne. Acrescente o alho e deixe dar uma fritada. Coloque a carne e deixe fritar até dourar. Coloque a pimenta do reino moída na hora e o molho de soja. Deixe fritar mais uns instantes. Acrescente mais sal se julgar necessário, eu coloquei uma pitada. Acrescente água morna de xícara em xícara, para que a carne não grude no fundo e para que cozinhe. Feche a panela para cozinhar. Coloque água sempre que achar necessário, porém sempre deixando que seja pouca quantidade - apenas o fundo da panela - assim a carne continua dando uma dourada. Em uns 20 minutos, experimente e veja se está macia. Tire o excesso de caldo com auxílio de uma concha ou colher. Acrescente o mel e o molho barbecue, mexa bem por mais uns minutos para pegar bem o gosto. Está pronto para servir.
Dica 1: procure por peças de costelinha bem carnudas e se estiverem grandes, peça para seu açougueiro cortar pela metade.
Dica 2: eu servi as costelinhas com o molho final da panela em um potinho, acompanhadas de arroz com lentilhas. Ficou muito bom, mas você pode fazer a combinação que achar mais gostosa.
Fotos: Blog Gastromaníacos ®
Nenhum comentário:
Postar um comentário