quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Carne de Onça - um clássico curitibano!

Curitibano que é Curitibano adora Carne de Onça, come vina e toma sorvete no Gaúcho! Coisas que só quem é do lugar entende.


Mas, aproveito esse espaço para ensinar um pouco das delícias da gastronomia curitibana e não poderia faltar ela, a rainha dos aperitivos de boteco, a curitibaníssima Carne de Onça!



Quando falo que vou fazer Carne de Onça, muitos amigos torcem o nariz e logo perguntam o que é isso?
Bom, vou explicar:

- Não, não uso carne da onça! 
- Não, não sei o porque desse nome estranho! 
- Sim, adoro comer essa delícia!


Carne de Onça nada mais é que carne crua de boi temperada. Costumo falar que é um tartar abrasileirado, feito com o nosso jeitinho e com os nossos sabores.



É o acompanhamento perfeito para uma cerveja gelada entre amigos! Quer se aventurar num aperitivo diferente e gostoso, pode mandar ver nessa receita!



Ingredientes:

1/2 kg de Patinho ou Alcatra limpo e moído
1 cálice de conhaque
2 dentes de alho bem picados
1/2 cebola média picada
Azeite de oliva a gosto
Pimenta calabresa a gosto
Páprica doce a gosto
Sal a gosto
Cebolinha picada 
Pão e broa 
Mostarda escura


Modo de preparo:

Coloque a carne em um prato fundo e que comporte todos os demais ingredientes. Coloque a dose de conhaque sobre a carne e misture bem com o auxílio de colher ou garfo. Acrescente o alho e misture; Coloque a cebola e misture mais. Acrescente a pimenta calabresa (geralmente uso uma pitada), a páprica doca (coloco uma colher de chá cheia), o azeite (uso uma boa regada) e o sal e misture bem. Por último, coloque a cebolinha picada e misture. Tem que prefira colocar a cebolinha sobre a carne de onça só na hora de servir, eu gosto de misturar na receita!
Sirva com pães e broas cortados em fatias e com mostarda escura!


Dica: escolha sempre uma carne bem limpinha e peça para moer na hora;

Dica 2: pondere no uso dos temperos. Coloque aos poucos para a Pimenta Calabresa não roubar o sabor dos outros condimentos!
Dica 3: enquanto prepara a receita, coloque a cerveja no congelador para que esteja estupidamente gelada quando a Carne de Onça estiver pronta!


Foto: Blog Gastromaníacos ®

4 comentários:

  1. Adorei!
    Mas vou deixar uma dica que fazemos lá em casa.
    Quando vamos comer a carne de onça, sempre tem alguém que não gosta de alguma coisa que vai na receita, então colocamos tudo na mesa, separado em potes, e cada um tempera como quer! é uma boa ideia pra quem tem amigos que são meio chatinhos na hora de comer! ;)

    ResponderExcluir
  2. Fer, realmente um clássico. Para complementar, o nome de carne de onça tem 2 versões populares, a 1ª é de que nos idos de 1940 uma onça chegou no passeio público e fez muito sucesso, como era muito cara a sua manutenção, o prato foi criado para contribuir com sua permanência definitiva. A 2ª (e mais provável) é de que por se utilizar cebola crua, entre outros temperos fortes, o degustador fica com bafo (de onça). No que se refere a receita ela é derivada de um prato alemão chamado Hackepeter, entretanto, este prato é feito com carne suína e não carne bovina. Para finalizar, são utilizados ingredientes variados, inclusive em alguns lugares coloca-se ovo para dar mais liga, alguns substituem o conhaque pelo Steinhäger. Em matéria de temperos eu uso o sal, alho, cebola, um pouco de cominho e pimenta-do-reino. A carne de onça legitimamente Curitibana não é temperada com muita antecedência, deve ser recém moída (apenas 1 vez) e misturada com os temperos suavemente com as mãos, para que não fique com aspecto de patê, é servida sobre fatias de broa preta e coberta com a cebola e cebolinha picadas por cima. Enfim, um prato excelente para servir em dias quentes como os que estão por aí acompanhado de uma boa cerveja gelada. Parabéns pelo blog, Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Rebeca Garcez a dica é muito legal mesmo, assim fica fácil agradar a todos! Continue acompanhando as receitas! bjos

    ResponderExcluir
  4. Dyego Medeiros trazendo explicações super legais para a receita! Muito obrigada! Continue acompanhando o blog! Beijos

    ResponderExcluir