sexta-feira, 20 de março de 2015

[Por aí] 20 de março - Dia do Macarron

Os franceses são loucos por macarrons, isso é inegável. Qualquer caminhada pelas ruas de Paris, por exemplo, confirmar minha afirmação. Em terras francesas, a importância e o culto desse doce é tamanho que ele até ganhou um dia próprio! No dia 20 de março é comemorado o Dia do Macarron

Dez anos atrás, um chef pâtissier francês dos mais famosos, Pierre Hermé, criou o Dia do Macarron no dia 20 de março (Jour du Macarron). A data, além de celebrar a iguaria, também serve para alavancar fundos para causas sociais, já que nesse dia parte dos lucros das vendas são revertidos para projetos assistenciais.

Pesquisando descobri que a origem do doce (pasmem!) é italiana! Mas esse é um detalhe, já que foram os franceses que aprimoraram as receitas e, inclusive, o formato que vemos hoje.

Os macarrons chegaram na França através dos confeiteiros da rainha Catherine di Medici e naquela época eram feitos com apenas um disco. Um outra rainha elevou o status e consagrou a iguaria: Marie Antoniette! Fã dos doces, ela exigia torres de macarrons diárias para ela e sua corte em Versailles.

O formato que conhecemos hoje quem deu foi Pierre Desfontaines Ladurée, que juntou dois biscoito de merengue com ganache, nos primórdios do século XX, dando origem ao doce que até hoje faz sucesso em sua maison, que exibe na caixa o ano de fundação: 1862. São 150 anos de fama!

Em Paris existe uma eterna disputa entre as duas maisons pelo título de melhor macarron. Hermé X Ladurée, quem leva a melhor?

Bom, posso falar apenas pelos macarrons da Ladurée, que já experimentei algumas vezes e abaixo conto um pouco para vocês.

Sei que Hermé ganha uma vantagem no quesito lançar tendências, já que cria sabores exóticos, como o consagrado maracujá com chocolate. E que uma grande legião considera o seu macarron o melhor.

Eu não posso concordar, já que eleger o melhor provando apenas um seria errado. Mas posso afirmar que os da Ladurée são perfeitos! 

Estive na Ladurée da Champs Elysées três vezes. A primeira em 2009 com a minha mãe e, já na primeira mordida fomos conquistadas! Lembro que ela não quis entrar na fila e ficou lá fora me esperando num banco até eu chegar com a caixinha! Comemos na rua e aquilo tinha um sabor diferente, sabor de Paris!!!

Dois anos depois voltei com meu marido e a Ladurée seria parada obrigatória. Quando chegamos na porta as filas continuavam gigantes,  aproximadamente meia hora de espera para saciar aquela vontade. O Bruno, como minha mãe, não teve paciência e ficou esperando lá fora. Difícil entender quando um "gastromaníaco" quer comer uma coisa!! Vamos até os confins do mundo para isso e não serão as filas que irão nos deter! Aguentei firme!

Por lá eles tem dois tamanhos e muitos sabores. Optei por uma caixa dos menores (que são os tamanhos dos que comemos no Brasil) bem variada para eleger o favorito. Para mim foi o de pistache, seguido pelo de limão!

Não satisfeita com o empenho que é comprar na Ladurée, no último dia em Paris, que também era o último dia de nossa viagem pela Europa, resolvi que queria voltar lá e comprar mais duas caixas: uma para presentear minha mãe e outra para minha sogra!

E, lá fui eu de novo. Mas, confesso que a espera é muito prazerosa, pois além dos macarrons, a vitrine é tão linda que entro lá e esqueço do mundo lá fora. Fico hipnotizada com aquela fartura de doces. De todos os tipos, sabores, cores e aromas! 
                   

Para conseguir fazer com que os macarrons chegassem lindos no Brasil. Carreguei a sacola na mão a viagem de volta toda, passando por incontáveis revistas de alfândega, já que o avião que voltaríamos para o Brasil quebrou e nosso itinerário foi alterado. Aquelas duas caixas passaram pela França, Espanha, Alemanha e Portugal antes de chegarem no Brasil, em perfeito estado, diga-se de passagem.

Minha sogra se fartou, já minha mãe não conseguiu experimentar seu presente, já que o atraso de nosso retorno atrapalhou meus planos de encontrá-la. Mas não foi sacrifício algum comer 12 macarrons da Ladurée no conforto do meu sofá em Floripa! Um dos melhores luxos que meu paladar experimentou em casa!

Em Florianópolis alguns lugares são bem conhecidos pelos macarrons, caso você queira experimentar um hoje para comemorar! Eu recomendo a Mayra Pauli Patisserie, que tem ótimas opções dos doces e chás fantásticos.

Em Curitiba a dica é dar uma passada na Passion du Chocolat, da Viviane Malucelli. Se gostar de damascos, essa é a minha sugestão!

Ah, e em São Paulo tem uma loja da Ladurée! Então é possível conferir se os feitos no Brasil tem o gostinho de Paris!

Maison Ladurée
Endereço: 75, avenue des Champs Elysées, 75008 - Paris.
Telefone: 33 1 40 75 0875.

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Nova Conceição - São Paulo.
Telefone: 11 3152 6028.
www.laduree.com

Mayra Pauli
Endereço: Rua Coronel Maurício Spalding de Souza, 1020, Santa Mônica- Florianópolis.
Telefone: 48 3234 2339.
www.mayrapauli.com.br 

Passion du Chocolat
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - loja 242 - Shopping Barigui, Ecoville - Curitiba
Telefone: 41 3022 0370
www.passionduchocolat.com.br 


Fotos: Blog Gastromaníacos ®



Nenhum comentário:

Postar um comentário