quarta-feira, 19 de março de 2014

Nachos da Julianne

A Julianne é uma das minhas melhores amigas da vida toda. Nos conhecemos na adolescência e até hoje convivemos juntas e partilhamos nossas histórias. Muitas das vezes que vou para Curitiba fico na casa dela. E quando a gente se junta sempre rola aquela rangaceira!!

Um dos pratos que a Ju faz que eu mais gosto é o nachos. Eu faço uma versão bem diferente da dela (qualquer hora posto a minha aqui), mas a dela é muiiiiiiito boa também! Como ela morou muitos anos em Miami, aprendeu alguns truques da culinária mexicana em um restaurante que ela trabalhou e o resultado dos nachos sempre é delicioso.

Essa semana fui jantar lá e pedimos para ela fazer nachos e resolvi fotografar o passo a passo para postar no blog. A receita é mais longa, pois são muitos passos. Porém é tudo muito fácil e a galera costuma adorar! Com certeza vale a pena testar essa receita!

Ingredientes:
1 pacote grande de Doritos Queijo Nachos
1 pacote de Doritos tradicional (preto)
600g de carne moída
Tempero chilli a gosto
Sal a gosto
1 caixa de feijão carioca
1 caixa de cream cheese
1 caixa de creme de leite
1 colher de vinagre branco
3 colheres de suco de limão
1 cebola picadinha
1 tomate sem sementes picadinho
1 pimentão verde picado
200g de azeitona preta sem caroço
250g de muçarela ralada
1 pacote de queijo cheddar fatiado processado

Modo de preparo:
Comece pelo feijão. Pegue o feijão da caixinha - junto com a água - e bata no liquidificador até virar um creme. Reserve.

Em seguida, prepare o sour cream. Coloque o cream cheese, meia caixa do creme de leite, o vinagre e o suco de limão no liquidificador e bata por uns instantes. Guarde na geladeira.

Frite a carne moída, temperando com sal e tempero chilli em pó a gosto, aqui você regula a quantidade de pimenta que quer no prato, portanto coloque de pouco em pouco para não errar no ponto.

Pegue uma travessa de vidro grande que possa ir ao forno. O Nachos é feito em duas camadas de cada ingrediente, portanto divida sempre as porções em duas para distribuir. Comece com o Doritos, colocando uma camada generosa, misturando os dois sabores. Em seguida distribua por cima o feijão, a carne moída, a cebola, o tomate, o pimentão (misture os três pois facilita no preparo),  as azeitonas e a muçarela. Faça mais uma camada com todos os ingredientes. 

Pegue o queijo chedar, abra todas as fatias (pois elas vem geralmente em plásticos) e coloque numa panela com o restante do creme de leite em fogo baixo. Vai mexendo até virar um creme. 

Finalize o Nachos distribuindo o queijo por cima de tudo. Coloque no forno alto por uns 20 minutos.

Sirva acompanhado do Sour Cream. Para os vegetarianos, basta tirar a carne moída do preparo. Essa receita serve bem até seis pessoas.

Fotos: Blog Gastromaníacos ®







sexta-feira, 14 de março de 2014

Provence Boulangerie Pâtisserie Café - Curitiba


A Provence Boulangerie Pâtisserie Café é um dos locais que mais gosto pelas redondezas do Batel, em Curitiba,  para um café despretencioso. Isso porque por lá eles tem os mais gostosos doces franceses da cidade, feitos sob o comando da chef pâtissier Denise Carvalho, formada pela Cordon Bleu.  

Da região francesa de Provence vem a inspiração para as receitas e para a decoração do local. A casa tem três pequenos salões internos e uma varanda, tudo muito aconchegante e charmoso.

A qualidade dos produtos já rendeu à casa diversos Prêmios das Revistas Gula e Veja como melhor padaria da cidade e isso já endossa a escolha da Provence para aquele chá da tarde com a família, café de negócios ou para aquele lanche cheio de quitutes gostosos.

Na padaria, os pães são produzidos de forma artesanal, com ingredientes selecionados e naturais. Eu indico o Pão 7 Grãos deles, que é maravilhoso!

Entre os salgados têm opções de sanduíches (entre eles o tradicional Croque Monsier), quichês e croissants recheados.  

Para adoçar o lanche, são tantas delícias que fica difícil escolher. São tartelettes com diferentes recheios, brownies, bolos, cuques, petit gateaus, cheesecake e por ai vai.

Como a visita hoje foi bem rápida, apenas para um lanche antes de uma reunião, escolhi o Pain au Raisin -   um pão de passas super tradicional na França - que eu amo! Foram alguns minutos desfrutando os sabores da receita! Aprovadíssimo!

A Provence também trabalha com eventos, o que enriquece ainda mais uma mesa de brunch ou um coffee break. 

Provence Boulangerie Pâtisserie e Café
Rua Bruno Filgueira, 548 - Batel
Telefone: (41) 3343-9911
www.provencecuritiba.com.br

quarta-feira, 12 de março de 2014

Paris versus New York

Inspirada nas imagens fofas do livro Paris versus New York, de Vahram Muratyan, resolvi fazer a minha própria votação das enquetes gastronômicas da publicação e ver com qual cidade tenho mais identidade.

Com ilustrações de diversos temas, o livro faz um divertido comparativo entre os hábitos das duas cidades. Desde ídolos, costumes, passeios e, é claro, gastronomia. 

O fato é que em Paris e em New York come-se muito bem! Bem até demais, eu diria! Em ambas as cidades tive experiências gastronômicas que jamais esquecerei e que quero repetir quantas vezes me forem permitidas em vida! 

Amo ambas as cidades, cada uma a seu jeito e vendo o livro vejo que, em várias situações, seria muito díficil escolher entre uma ou outra.  Confesso que New York leva uma vantagem na disputa do meu coração, pois carrega um mix populacional e cultural que me encanta -  sim, podemos achar  essa diversidade em outras metrópoles,  mas não como em NYC! Mas, sempre teremos Paris! Bom, vamos ver onde isso vai dar!

01 Macarrons X Cupcakes
Bom,  começar a votação dando empate é marmelada! Mas, o fato é que em Paris não resisto aos macarrons e sempre quero experimentar um (se for da Ladureé então, é sacanagem). Só que tenho uma afeição pelos Cupcakes que ultrapassa o sensorial. Talvez os cupcakes americanos - cheios de buttercream - não me apeteçam muito, mas os bolinhos bonitinhos e perfeitinhos ganham a minha preferência! 
 NY 1 x 0 Paris


02 - Bordeaux X Cosmopolitan
Aqui não titubeio e nem me demoro, sou muito mais uma boa taça de Bordeaux e ponto.
NY 1 X 1 Paris



03 - Fromage X Dessert
Ai, ai, ai...  Em votação meus dois pontos fracos: queijos e sobremesas. Aqui, na verdade, eles colocam  em disputa o queijo em duas versões: a natural e já como cheesecake. Ambos são maravilhosos, mas sou queijólatra assumida e nunca, mas nunca mesmo, dispenso um queijo. Em Paris conheci tipos de queijos que nunca tinham ouvido falar e enlouqueci com isso. Nesse quesito, Paris ganha disparado!
NY 1 X 2 Paris


04 - Baguette X Bagel
A baguette é super prática e acompanha várias refeições, mas tem alguns Bagels que se superam de tão gostosos! Aqui, fico com o Bagel, pois baguette já encontramos em qualquer padaria brasileira!!
NY 2 X 2 Paris


05 - Croque-Monsieur X Hot Dog
O croque-monsieur é uma delícia, cheio de fru-frus, mas o bom e velho hot dog é imbatível!! 
NY 3 X 2 Paris



06 - Expresso X Americano
Café para mim é assunto sério! Sou casada com um grande admirador da bebida e sempre que viajamos trazemos pelo menos um pacote na mala. Expresso já virou tradição, já que tenho máquina em casa. Eu adoro a sensação super americana de acordar, entrar no Starburcks, pedir um americano e sair andando por New York sem rumo. Portanto, vou deixar o emocional votar e fico com o Americano!
NY 4 X 2 Paris


RESULTADO:
Não tenho a menor sombra de dúvidas que sou muito mais Carrie do que Amélie! Amélie é retrô demais para o meu estilo de vida! A Carrie é independente e divertida e me identifico muito mais! Nessa votação New York levou a melhor! Isso não tira o charme e os sabores de Paris, que sempre irão mexer comigo! Mas é em New York que os sonhos virão realidade!!! 

Imagens do Livro: peguei na internet.
Foto: Blog Gastromaníacos ®




terça-feira, 11 de março de 2014

Farofa de Couve Flor

Todas as famílias têm receitas clássicas que passam de geração em geração. Na minha família não é diferente, e temos muitas receitas gostosas que aprendemos com minha vó e que até hoje fazem sucesso nas cozinhas por ai.
A Farofa de Couve Flor faz parte do livro de receitas dos Garcez Duarte e sempre agrada. A mistura inusitada da couve flor em uma farofa desperta curiosidade e todo mundo fica louco para experimentar.

A receita em si é bem fácil, daquelas que você faz em alguns minutos, e que pode dar uma cara nova para aquele almoço básico com arroz, feijão e carne. Quer experimentar? Segue a receita!


Ingredientes:
1 couve flor cozida e picada
4 colheres cheias de manteiga com sal
2 colheres de azeite de oliva
2 xícaras de farinha de rosca (de pão)
Sal a gosto

Modo de preparo:
Derreta a manteiga e acrescente o azeite de oliva para não queimar. Acrescente a couve flor picada, dê uma fritada rápida. Acrescente a farinha de rosca e o sal e mexa por uns minutos para a farinha cozinhar um pouco. A farofa fica bem úmida. 

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Testado e aprovado: Minerva Carpaccio


Esses dias cheguei no açougue que faço compras e eles tinham um carpaccio pronto a venda e por um preço bem bom. Resolvi experimentar, claro. 
O Carpaccio é da marca Minerva e vem com cinco porções individuais, separadas por plásticos (340g no total), o que facilita bastante para o consumo, já que é possível tirar apenas o que for comer na hora e guardar congelado o resto.

Fomos de receita clássica: carpaccio + molho + alcaparras + queijo parmesão. 

Para o molho, utilizei a receita sugerida na caixa do produto, apenas substitui molho inglês por molho de soja, já que não tinha molho inglês na hora em casa. 

Misturei uma quantidade generosa de azeite de oliva, suco de dois limões, duas colheres de sopa de Spicy Brown Mustard da Heinz, uma colher de sopa de Molho de Soja, sal a gosto e pimenta do reino a gosto. 

Para consumir o carpaccio, basta retirar do congelador e deixar uns minutos para descongelar. Pega a porção com o plástico e vira sobre o prato que você vai servir e retira o plástico com jeito. Distribuiu a quantidade de molho que desejar, coloca umas alcaparras e umas lascas de queijo parmesão. Serve com torradas e fatias de pão baguete.

A caixa custou no açougue em Florianópolis R$ 15,50 e tem aperitivo farto para quatro pessoas.
Fotos: Blog Gastromaníacos ®