segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Moqueca Baiana



Está ai um prato fácil, que rende bastante e que a maioria das pessoas gosta: a moqueca! Para um "almojanta" pós praia com os amigos, escolhi esse prato em sua versão baiana, pois a galera curte um dendê! O preparo é super simples e a dica é fazer na panela de barro para ficar com aquele gostinho especial. Existem várias opções de peixes no mercado que são bons para fazer moqueca. Optei pelo cação em posta pela vontade que estava de comer o peixe e por achar que combina com a receita.


A moqueca foi servida com arroz branco e pirão - que é feito do caldo que fica em excesso no preparo. Vamos lá, receita de Moqueca Baiana de uma paranaense que mora em Floripa e que agradou cariocas, paulistas, manézinhos e gaúchos!

Ingredientes



2kg de posta de cação descongelada 
1 vidro pequeno de azeite de dendê
1 litro de leite de coco
8 tomates 
6 cebolas médias
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão amarelo grande
1 pimentão verde grande
6 dentes de alho
3 pimentas dedo de moça
3 cubinhos de caldo de legumes
4 limões
1 maço de coentro
Sal a gosto




Modo de preparo:
Com duas horas de antecedência, tempere as postas de cação com sal e limão e reserve. Corte os pimentões em rodelas. Tire as sementes dos tomates e corte em rodelas. Pique o alho. Tire as sementes e pique as pimentas. Corte as cebolas em rodelas mais grossas.
Na hora de preparar a moqueca, ligue o fogo e aqueça a panela de barro. Tire o suco de limão em excesso que acumulou no peixe.

Para essa quantidade de peixe, eu utilizei um pouco mais da metade do vidro pequeno do dendê. Espera esquentar o azeite e jogue o alho e a pimenta e deixe fritar mais uns instantes.
Em seguida, distribua em camadas os ingredientes na seguinte ordem: tomate, cebola, pimentão e peixe. Nessa receita foram três camadas das verduras e duas de peixe. Terminar com as verduras por cima sempre. Esprema os cubinhos de caldo de legumes e distribua pela panela e acrescente um litro e meio de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora.



Depois de uma hora, dependendo da grossura das postas, o peixe pode já estar cozido, então o ideal é experimentar até que fique no ponto.
Com auxílio de uma concha, retire pelas laterais da panela de barro o caldo de peixe que se formou no cozimento e reserve numa panela para fazer o pirão. Tire quase todo caldo, deixando apenas um fundinho. Acrescente o leite de coco e deixe cozinhar mais uns instantes. Finalize com o coentro picado e sirva.


Dica 01: Para fazer o pirão ligue a panela com o caldo de peixe e vá acrescentando farinha de mandioca peneirada bem devagar e mexendo sem parar, até chegar no ponto de pirão. Aqui precisei  de ajuda para não empelotar!
Dica 02: Quando ficou pronta, eu mexi as postas para que soltassem da cartilagem e ficassem em pedaços menores.
Dica 03: para essa quantidade - e com os acompanhamentos - comem bem até oito pessoas.
OBS: A foto ficou sem o coentro, pois na pressa e na fome, esqueci de colocar!
Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário