O Ceviche é um prato que, de uns tempos para cá, caiu nas graças dos brasileiros. A afinidade é tanta que em algumas cidades já existem restaurantes que servem apenas variações da receita.
O fato é que no verão um ceviche cai muito bem e é muito fácil de fazer. Sei que na receita peruana original vai milho e batata doce, porém para mim o básico dos básicos é o que mais agrada. Segue uma receitinha que agrada todos aqui em casa.
Eu costumo usar o linguado, mas não tem regra, portanto ouse e experimente com outras variedades de peixe. Fora o peixe, arrisque colocar melância ou maracujá e deixar o seu ceviche customizado ao seu gosto!
Ingredientes:
1 kg de linguado fresco
10 limões Tahiti
2 limões sicilianos
1 maço de coentro
1 cebola roxa grande ou duas médias
Modo de preparo:
Corte o linguado em cubos ou tirinhas e esprema o suco dos limões sobre o peixe até cobrir de líquido sobre o peixe. Reserve;
Pique o coentro e fatie a cebola roxa bem fininha. Eu uso em casa o ralador japonês, daqueles que compra em lojas de utilidades, que deixa a cebola bem fina.
O tempo de cozimento do peixe no limão varia, mas eu deixo no mínimo uma hora. O ideal é ir checando até ver se está no ponto. Quando estiver pronto, tire o excesso do suco mas deixe um pouco de líquido para manter o peixe úmido e misture o coentro e a cebola roxa. Pronto, sirva as porções e bom apetite!!
Dica: Faça sempre a quantidade que for consumir, pois o peixe deve ser consumido sempre fresco.
Fotos: Blog Gastromaníacos ®
Nenhum comentário:
Postar um comentário