Há cinco anos a Wines of Argentina, uma espécie de organização voltada ao desenvolvimento e divulgação mundial dos rótulos produzidos naquele país, instituiu o dia 17 de abril como Dia Mundial do Malbec (Malbec World Day - como eles usam).
A data foi escolhida em homenagem ao dia que as uvas dessa variedade chegaram na Argentina pela primeira vez, no ano de 1853.
A data foi escolhida em homenagem ao dia que as uvas dessa variedade chegaram na Argentina pela primeira vez, no ano de 1853.
Como não sou nenhuma entendida de vinhos - apenas adoro tomar um - fui pesquisar para saber mais sobre essa comemoração e sobre os vinhos argentinos produzidos com uva Malbec.
O site da Wines of Argentina é super didático, com muitas informações sobre o universo dos vinhos produzidos pelos nossos vizinhos.
Segundo consta no site, mesmo a uva Malbec tendo origem francesa, foi na Argentina que ela foi consagrada e hoje o país é o maior produto de Malbec mundial, seguido de França, Itália, Espanha, África do Sul, Nova Zelândia e Estados Unidos. Sendo que na região vinícola de Mendonza se concentram 85% das plantações da uva na Argentina.
Deixo as informações sobre características, taninos e todos os termos técnicos para os que realmente se importam com elas e/ou as entendem. Para mim o legal é tomar um vinho e comer um prato que combine com ele!
Bom, quando se fala em harmonização de pratos com Malbec todos são unânimes em recomendar carnes, principalmente gralhadas e assadas. E em muitas cidades os restaurantes estão preparando menus especiais para serem degustados em comemoração ao Dia Mundial do Malbec. Curiosamente não encontrei nenhum registro em Florianópolis sobre o dia.
O Blog Gastromaníacos também pega carona na comemoração e na sexta-feira traremos uma receita especial para ser harmonizada com um belo Malbec.
Quer saber mais sobre os vinhos argentinos, clique no link abaixo para seguir para o site oficial da Wines of Argentina.
Informações retiradas do site www.winesofargentina.org/pt
Fotos: www.winesofargentina.org ®
Nenhum comentário:
Postar um comentário