quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Meu primeiro Pudim de Leite

Sempre tive o conforto de ter tias e amigas boas na cozinha e, por isso, muitas receitas me dava ao luxo de não precisar fazer, pois sempre tinha alguém que fazia melhor. 

Com o Pudim de Leite era essa a história. Amo esse doce e tenho algumas tias que o fazem com maestria. Então, por que fazer?

Só que essa semana um amigo me convidou para jantar na casa dele e eu fiquei de levar a sobremesa. Quando eu perguntei o que ele queria comer, ele respondeu que queria algo com leite condensado. Pensei rápido e nenhuma outra receita com leite condensado me vinha na cabeça, além de pudim. Eis que resolvi fazer o meu primeiro Pudim de Leite e sair da minha zona de conforto!

A receita fui buscar no site da Nestlé - onde procuro as receitas de doces clássicos com frequência. Os ingredientes são poucos, a proporção praticamente igual em todas as versões que eu já tinha visto sendo feitas e não tinha segredo.

Realmente essa delícia é fácil de fazer, mas demora um bocado no forno. O resultado foi um pudim bonito e delicioso. Não ficou com bolinhas e ficou bem consistente, bem do jeitinho que eu gosto. Na hora que já estava desenformado no prato, começou a rachar em um lado, mostrando que o tempo das fotos tinha acabado e era a hora de comer! 
Receita clássica de sobremesa testada e aprovada!

Ingredientes:
1 lata de Leite Condensado Moça
2 medidas da lata de leite integral
3 ovos
1 xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de água fervendo


Modo de preparo:
Ligue o forno em 180ºC para pré-aquecer. Coloque a  forma de bolo (com furo no meio) em uma boca do fogão e coloque o açúcar, ligue em fogo baixo até que o açúcar dissolva. Quando o açúcar estiver bem derretido e dourado, acrescente a água fervendo. Aqui, o açúcar tende a embolotar, portanto fique mexendo até que as bolotas de açúcar dissolvam e a calda fique mais grossa. Reserve.

Bata no liquidificador o leite condensado, o leite integral e os ovos por uns cinco minutos. Despeje na forma sobre o caramelo, cubra com papel alumínio e leve ao forno em banho-maria. O meu levou duas horas para ficar pronto na temperatura indicada acima. 

Receita original: Site Nestlé
Dica: faça em banho-maria para que o pudim cozinhe lentamente e tenha aquela consistência boa.
Dica 2: no site da Nestlé fala em uma hora e meia de forno, mas cada forno tem suas particularidades, observe e só tire quando ele tiver uma consistência de gelatina endurecida e não estiver mole ainda. Como já falei esse ponto levou duas horas no meu forno.
Foto: Blog Gastromaníacos ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário