quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Jantar dos Deuses com Beto Caron

A popularização da gastronomia permite que todos experimentem novas receitas e sabores e tenham acesso aos mais diferentes tipos de ingredientes. Então, nessa onda, todo mundo se arrisca nas panelas e é normal que todos tenham um amigo chef de cozinha!

Eu tenho um amigo - na verdade um tio emprestado - que não é um simples chef, é um mago da gastronomia: o Beto Caron. Falo isso pois ele vai além de seguir receitas a risca e servir pratos que todos servem. Beto tem a melhor formação que um chef pode ter, Cordon Bleu, porém tem um feeling tão grande e um talento nato para criar sabores, que uma refeição feita por ele sempre vai te surpreender!

Ontem, eu e o meu marido Bruno fomos convidados para comer arroz de polvo na casa dele. Aqui uma pausa. A casa merece ter sua localização compartilhada, pois fica na beira da praia no Ribeirão da Ilha, um dos refúgios paradisíacos de Floripa. E como a casa é de um chef, bem na frente da praia fica a cozinha, é claro!


Chegamos lá e ele tinha uma variedade de ingredientes, mas falou que estava me esperando para criarmos algo juntos, pois ele estava sem criatividade e não queria mais fazer o arroz de polvo. 


Analisamos os insumos e tinha mini polvo, lulas, camarões, arroz branco, queijo brie, queijo catupiry, redução de pitanga e especiarias, molho de tomate caseiro e ostras já prontas trazidas do restaurante do Beto, o Santa Figueira (http://gastromaniacos.blogspot.com.br/2013/12/para-comer-rezando-restaurante-santa.html).


E o cardápio foi saindo devagar a quatro mãos, regado a espumante e com o barulho das ondas como trilha sonora. A experiência de cozinhar com um chef como o Beto, é sempre enriquecedora e divertida.

A primeira entrada já estava definida, pois as Ostras Rockfeller já estavam no ponto para serem gratinadas. Essa receita é preparada com a ostra ao bafo, coberta com um molho que vai gorgonzola, catupiry, nata e vodka. Gratina e serve! 


Depois fizemos um ceviche de mini polvo com passas. Os polvos já vieram cozidos do restaurante, então foi fácil preparar. Colocamos limão, azeite de oliva extra virgem e passas pretas e brancas. Ficou maravilhoso!



O gran finale veio com o prato principal. O Beto decidiu fazer um Brie com Frutos do Mar. Cozinhamos os frutos do mar (polvo, lula e camarão) em uma redução de pitanga - outra delícia do Santa Figueira - por alguns minutos. O Beto tirou a casca branca de cima do Queijo Brie e levou ao forno por alguns minutos. Em seguida, tirou do forno e espalhou os frutos do mar por cima e serviu com arroz branco.


Preciso falar como ficou? M A R A V I L H O S O!
Comemos muito e depois fomos relaxar nas redes da varanda, escutando o vai e vem das ondas do Ribeirão! 

Fotos: Blog Gastromaníacos ®



Um comentário: