domingo, 15 de dezembro de 2013

Mjadra - Arroz com Lentilhas

Depois de uns dias ausentes, volto com a promessa de mais frequência de posts. Promessa de ano novo! 
Hoje pego carona nas comemorações de final de ano, daquelas que cada um leva um prato e forma-se uma mesa farta que serve a todos! Estive em uma dessas e arrisquei fazer pela primeira vez uma receita simples e que eu sou muito fã: o Arroz com Lentilhas, que também tem um nome correto: Mjadra.
Não teve segredos no preparo e agradou tanto que não sobrou nenhum grão! Segue a receita que fiz, que como era para um grupo grande de pessoas, usei a maior xícara que tenho como medida.




Ingredientes:
1 xícara de lentilhas
2 xícaras de arroz parborizado
5 xícaras de água
sal a gosto
6 cebolas médias raladas finamente
azeite de oliva para fritar a cebola

Modo de preparo:
Coloque a lentilha na panela com duas xícaras de água e acenda o fogo. A tendência é que quando a água secar a lentilha já esteja macia. Ai você acrescente o arroz (eu usei o parborizado) e mais três xícaras de água, sal a gosto, da aquela mexida para misturar e cozinha em fogo brando.


Quando a água estiver secando, confira o cozimento dos dois e, se necessário, acrescente mais água até o cozimento ao dente.

Desligue o fogo e transfira o arroz com lentilhas para o prato que você irá servir, de uma misturada delicada e reserve. 

Agora vamos ao pulo do gato, que transformará seu arroz com lentilha! A cebola crocante! Eu ralei a cebola naquele ralador japones, que fatia bem fininho. Ficou perfeita. Para fritar optei por uma panela maior e mais alta, pois não sabia se ia fazer alguma sujeira desnecessária. 
Coloquei mais ou menos uns 200ml de azeite de oliva para aquecer, quando estava bem quente acrescentei as cebolas.
Mexer bem no começo e deixar ir fritando. Mexe algumas vezes para fritar todas por igual. Vai levar uns minutos, mas vale a pena fazer com calma. Quando começar a dourar, mexa bem para que fique bem uniforme. Desligue o fogo, pegue uma peneira e escorra as cebolas deixando o azeite cair sobre o arroz com lentilhas. Misture com calma.
Deixe as cebolas escorrerem bem e depois disponha sobre o arroz pronto. Vale a pena testar a receita!

# Rendeu uma travessa grande! Levou em torno de uma hora e meia para o preparo completo!
# Dicas de acompanhamentos: kibes cru e assado, carnes assadas em geral, kafta de cordeiro e por ai vai!
Fotos: Gastromaníacos®

Nenhum comentário:

Postar um comentário