A culinária árabe é uma das que mais gosto! Desde pequena sempre fui fã de quibe, esfiha, hommus e companhia. E quando essa comida é preparada por quem realmente sabe, fica ainda mais gostosa!
Jantar árabe que a Ana Luiza Bark preparou. Foto Blog Gastromaníacos. |
Esses dias ela fez um jantar justamente com o intuito de compartilhar alguns truques com os leitores do Blog Gastromaníacos. Confesso que muitos desses truques mudaram minha visão e minha receita de quibe.
Vou colocando aqui abaixo duas receitas do jantar: o quibe cru e o Fatuch (salada árabe) e o modo de preparo com as quantidades aproximadas que usamos nesse jantar. Mas, claro que você pode utilizar mais ou menos ingredientes e quantidades, pois o que mais gostamos é quando as pessoas adaptam as receitas aos seus paladares. E essas quantidades jantamos em seis pessoas!
Ingredientes:
Quibe
1,5kg de patinho moído três vezes
1/2kg de trigo para quibe
2 cebolas
3 colheres de sopa de pimenta síria
3 colheres de sopa de cominho
sal a gosto
hortelã a gosto
azeite de oliva a gosto
Fatuch
3 pepinos japoneses
4 tomates
1 maço de salsinha
1/2 maço de hortelã
1 cabeça de alface americana
torradas feitas com pão sírio (corte em pequenos pedaços, acrescente sal e azeite a gosto e leve ao forno).
Sal a gosto
Limão a gosto.
Azeite de Oliva a gosto
Hortelã seca a gosto
Modo de preparo do quibe:
A primeira coisa a fazer é colocar a carne em um pote com tampa e levar ao freire por uma hora e, após esse tempo, manter na geladeira até a hora de usar. Isso ajuda a manter a cor da carne!
A primeira coisa a fazer é colocar a carne em um pote com tampa e levar ao freire por uma hora e, após esse tempo, manter na geladeira até a hora de usar. Isso ajuda a manter a cor da carne!
Coloque as cebolas descascadas e cortadas em pedaços menores no liquidificador e bata até virar uma papa. Acrescente ali a pimenta síria, o cominho e a hortelã e bata mais um pouco. Reserve.
Em um bowl grande e largo de inox coloque o trigo para quibe e lave até a água sair clara, em torno cinco vezes. Escorra toda a água.
Aqui vem a principal dica da Ana Luíza: não deixar o trigo de molho. Após a lavagem, ela sova o quibe por um tempo (como mostramos no vídeo abaixo) e isso vai amolecendo e deixando ele no ponto.
Esse processo leva uns 10 a 15 minutos. Em seguida, acrescente a mistura batida de temperos e misture mais um pouco. Como o tempero é bem líquido, a tendência é amaciar ainda mais o trigo.
Por último coloque a carne moída. Aqui outra dica legal da Ana é acrescentar dois cubos de gelo, para que o calor da mão não altere a textura da carne. Misture bem, para que todos os ingredientes se misturem e o sabor se incorpore por inteiro a receita. Por último acrescente o sal a gosto e misture bem.
Pegue uma travessa rasa e coloque o quibe pronto sobre ela. Para deixar o quibe bem lisinho e bonito para servir, a dica da Ana é pegar uma colher de sopa, molhar o fundo dela e ir passando delicadamente sobre o quibe. Isso tira todas as deformidades e deixa com uma apresentação bem bonita. Depois com auxílio do garfo, faça desenhos geométricos no quibe e coloque folhas de hortelã para enfeitar.
Modo de preparo do Fatuch:
Lave e tire a casca dos pepinos, corte ao meio no sentido longitudinal. Depois corte mais duas vezes ao meio, até ficar tiras triangulares mais finas. Corte em pedaços de dois dedos mais ou menos. Coloque em uma saladeira.
Lave bem os tomates, corte ao meio, tire a parte do cabinho e a polpa branca. Corte ao meio e depois fatie com um dedo de espessura (com semente) e coloque na saladeira.
Pique os maços de salsinha e hortelã bem picadinho e acrescente na mistura. Lave o alface e pique grosseiramente com a mão e acrescente a mistura. Tempere com sal, limão e hortelã seca a gosto e misture bem (de preferência com a mão) e vá acrescentando bastante azeite de oliva a salada.
Por último, coloque as torradas de pão sírio e sirva!
Dica: servir o quibe e o Fatuch acompanhados de pão árabe, hommus e babaganoush.
Fotos e vídeo: Blog Gastromaníacos ®
Nenhum comentário:
Postar um comentário