quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Temporada de caranguejo

A temporada de caranguejo no Paraná já começou faz um tempo, mas somente agora consegui saciar a vontade de comer uma bela e farta caranguejada!  Como é gostoso reunir as pessoas para passar uma tarde degustando esse bichinho! Coloque uma roupa surrada, a cerveja para gelar, chame os amigos e a família e prepare os dedinhos!


Cada pessoa tem sua receita, seu tempero especial! Nessa vez, quem preparou a caranguejada foram meus tios Celso e Márcia. Eles compraram os caranguejos já limpos e sem a carcaça. Além da função de pegar os caranguejos, prepararam todos os acompanhamentos. 


Em Curitiba, meu tio pegou no Rei do Caranguejo (Av. Sete de Setembro, 2.430 - fones: (41) 3232- 1355 / 9126-7241 / 8801-5676). Nota 10 para o distribuidor!

O tempero é simples: cebola, cebolinha, salsinha, coentro e sal - eu gosto de incluir cerveja. Para acompanhar vinagrete, feijão preto e farinha de mandioca! Calcule a quantidade de caranguejo por pessoa, pois como demora para comer, acabamos saciados antes do que imaginamos. Uma dúzia por pessoa é uma boa e farta referência. 



Tem quem coloque os bichos vivos na panela já com a água fervente, mas nós optamos por eles limpos e mortos. Então, foi só jogar na panela, colocar os temperos picados e esperar começar a ficar com um tom mais rosado. Experimente antes de servir, pegue um caranguejo, tirando uma pata e quebrando para ver se a carne solta com facilidade!

Foi uma deliciosa tarde ao lado de pessoas amadas, jogando conversa fora, tomando uma cervejinha gelada e comendo caranguejo até não aguentar mais!!

Fotos: Blog Gastromaníacos ®
Dica: experimente servir manteiga derretida para molhar a carne do caranguejo. Fica uma delícia também!


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Testado e aprovado: Molhos Barbecue Jack Daniel`s e Bull`s Eye

O Bruno, meu marido, experimentou em um churrasco com amigos o molho barbecue da Jack Daniel`s e guardou em sua memória o sabor.

Em uma viagem pela Europa, entramos em uma importadora de produtos americanos e eis que lá estava o dito molho que,  desde aquele churrasco, ele sempre falava.

Compramos nem lembro qual deles, só lembro que depois daquele pote de barbecue os churrascos da nossa casa nunca mais foram os mesmos! Falo isso pois ele é o molho perfeito para comer com picanha, o tempero ideal para as costelinhas de porco e por ai vai!

Já cheguei a trazer de Miami oito molhos - as cinco receitas da Jack Daniel`s na época e mais três para dar de presente! E todas as viagens para os Estados Unidos eles estão na nossa lista de compras. Quando o tempo entre uma e outra viagem se torna curto, perante o tempo de vida do nosso estoque particular, encomendamos para os amigos ou parentes que por lá passam. 

E foi isso que aconteceu esses dias, mas um amigo trouxe uma encomenda de Miami para a gente. Não foi eletrônico, nem tênis, tão pouco maquiagem. Foram os molhos B.B.Q, para americanizar geral!

Fora experimentar todas as receitas da marca Jack Daniel`s, já testamos e aprovamos o Budweiser - que tem gostinho acentuado de cerveja  - e o Bull`s Eye, que também tem algumas receitas a venda e todas bem gostosas.

Por aqui nossos molhos favoritos são o Jack Daniel`s Original nº7 Recipe - para uso geral - e Jack Daniel`s Honey Smokehouse para temperar costelinhas de porco, especialmente!

A Jack Daniel`s acaba de lançar a sexta receita: o Jack Daniel`s Master Blend. Nem preciso dizer que estou mega curiosa!

Eles custam entre U$ 2,50 a U$4,50, depende de onde você compra! Experimente como acompanhamento de carnes, tempero de aves e suínos ou no preparo de um delicioso Philly Steak!
Foto: Blog Gastromaníacos®

Couscous marroquino


Todo mundo tem suas receitinhas que combinam com ocasiões especiais. A minha é esse couscous marroquino! Ele é perfeito para essa época de natal e serve perfeitamente como acompanhamento para perú, tender e companhia.
Gosto dessa receita pela praticidade! Rápida e gostosa! Vamos lá?

Ingredientes:
1 caixinha de 500g de couscous marroquino
1 litro de água
2 tabletes de caldo de legumes pronto
200g de manteiga com sal
200g de damasco picado
200g de passas pretas
200g de amêndoas tostadas e quebradas
Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo:

Coloque para ferver a água com os tabletes de caldo de legumes e uma colher de sopa cheia de manteiga. Disponha o couscous em um bowl fundo e reserve. Assim que a água ferver, mexa com uma colher para o tempero espalhar e cubra o couscous com a água (deixe apenas um pouco de água acima dos grãos). Cubra com um prato e reserve por cinco minutos.

Tire o prato que cobre o bowl e mexa delicadamente o couscous com um garfo (eu gosto de misturar um pouco de azeite de oliva para deixar bem soltinho, mas pouco).
Depois de soltar o couscous reserve.



Adicione o restante da manteiga em uma frigideira grande em fogo alto. Quando derreter adicione as passas. Siga mexendo e elas vão começar a inchar. Em seguida adicione os damascos, mexa mais um pouco e adicione as amêndoas torradas. Esse processo todo dura uns cinco minutos mais ou menos.

Aos poucos vá misturando as frutas secas e as amêndoas aos couscous e mexa delicadamente até que incorpore tudo. 

Eu faço com bastante frutas e amêndoas, mas se preferir pode diminuir as quantidades de acordo com o seu gosto!

# Dica de acompanhamentos: Esse couscous combina com vários pratos, mas para mim a combinação perfeita é acompanhando uma Paleta de Cordeiro Assada e Molho de Hortelã! Experimente servir em mini porções em eventos, sucesso na certa!

Rende um prato grande e serve tranquilamente umas dez pessoas como acompanhamento. 
Fotos: Blog Gastromaníacos ®

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Tradicional como a família curitibana: Ervin


Esses dias estive em Curitiba, minha terra natal, e quis mostrar para o meu marido um restaurante super tradicional na cidade: o Ervin. Me lembro desde que me conheço por gente desse lugar, e todas as vezes que sentei naquelas mesas me lembrava da história da churrascaria.

O Ervin é daqueles lugares sem frescuras, onde se come carne boa e por um preço justo. Segundo a história contada no cardápio da casa, a história de Ervin Ofner com a gastronomia começou com uma sorveteria em 1947 e, três anos depois, ampliou seus negócios e abriu um armazén que vendia sortidos de dia e frango com risoto a noite no outro lado da rua, no mesmo imóvel que abriga o Ervin até hoje. 

De lá para cá são mais de seis décadas de história e o Ervin é hoje uma das churrascarias mais tradicionais da cidade e não precisou se render ao "espeto corrido" para garantir sua clientela. Mantém sua receita, afinal em time que está ganhando não se mexe! 

Resolvemos almoçar lá em um dia de semana, pois nos sábados e domingos a espera por uma mesa pode levar horas. Minha mãe nos acompanhou no almoço.

O cardápio é super enxuto: frango grelhada, bife de ancho, contra filet completo, filet completo, picanha "premium Angus" e alcatra completo.

Fomos no tradicional alcatra completo, já que estávamos em três pessoas, exatamente a indicação de serviço do prato.
Os acompanhamentos são deliciosos: pão, maionese de batata, picles, salada de tomate e cebola. Simples né? Mais ai que mora o segredo!

Comemos fartamente os três e sobrou carne e acompanhamentos que certamente alimentaria uma quarta pessoa! A conta ficou em R$ 40 por pessoa, sem bebidas alcóolicas!

 #ficaadica #Erwin #curitiba #gastronomiacuritibana
Fotos: Blog Gastromaníacos ®

domingo, 15 de dezembro de 2013

Mjadra - Arroz com Lentilhas

Depois de uns dias ausentes, volto com a promessa de mais frequência de posts. Promessa de ano novo! 
Hoje pego carona nas comemorações de final de ano, daquelas que cada um leva um prato e forma-se uma mesa farta que serve a todos! Estive em uma dessas e arrisquei fazer pela primeira vez uma receita simples e que eu sou muito fã: o Arroz com Lentilhas, que também tem um nome correto: Mjadra.
Não teve segredos no preparo e agradou tanto que não sobrou nenhum grão! Segue a receita que fiz, que como era para um grupo grande de pessoas, usei a maior xícara que tenho como medida.




Ingredientes:
1 xícara de lentilhas
2 xícaras de arroz parborizado
5 xícaras de água
sal a gosto
6 cebolas médias raladas finamente
azeite de oliva para fritar a cebola

Modo de preparo:
Coloque a lentilha na panela com duas xícaras de água e acenda o fogo. A tendência é que quando a água secar a lentilha já esteja macia. Ai você acrescente o arroz (eu usei o parborizado) e mais três xícaras de água, sal a gosto, da aquela mexida para misturar e cozinha em fogo brando.


Quando a água estiver secando, confira o cozimento dos dois e, se necessário, acrescente mais água até o cozimento ao dente.

Desligue o fogo e transfira o arroz com lentilhas para o prato que você irá servir, de uma misturada delicada e reserve. 

Agora vamos ao pulo do gato, que transformará seu arroz com lentilha! A cebola crocante! Eu ralei a cebola naquele ralador japones, que fatia bem fininho. Ficou perfeita. Para fritar optei por uma panela maior e mais alta, pois não sabia se ia fazer alguma sujeira desnecessária. 
Coloquei mais ou menos uns 200ml de azeite de oliva para aquecer, quando estava bem quente acrescentei as cebolas.
Mexer bem no começo e deixar ir fritando. Mexe algumas vezes para fritar todas por igual. Vai levar uns minutos, mas vale a pena fazer com calma. Quando começar a dourar, mexa bem para que fique bem uniforme. Desligue o fogo, pegue uma peneira e escorra as cebolas deixando o azeite cair sobre o arroz com lentilhas. Misture com calma.
Deixe as cebolas escorrerem bem e depois disponha sobre o arroz pronto. Vale a pena testar a receita!

# Rendeu uma travessa grande! Levou em torno de uma hora e meia para o preparo completo!
# Dicas de acompanhamentos: kibes cru e assado, carnes assadas em geral, kafta de cordeiro e por ai vai!
Fotos: Gastromaníacos®

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Para comer rezando: Restaurante Santa Figueira

Sabe aqueles lugares que você chega e quer ficar por horas? O Restaurante Santa Figueira é um deles! Em frente a uma das mais belas paisagens de Florianópolis, não é só a vista que impressiona. Por lá, a expressão "de comer rezando" começa a fazer todo o sentido.
                                          Foto: Santa Figueira ®

Ao chegar já somos surpreendidos por um couvert que já dita o ritmo do que vem pela frente. São pedaços de pão feitos no restaurante, servidos com diversos molhos deliciosos: pesto, chutney de manga ou de gengibre, antipasto de beringela, geléia de pimenta ou outras delícias que o chef Beto Caron tenha tido a inspiração de produzir.
Brinco que ele é um mago das panelas, daquelas pessoas que tem a capacidade de misturar ingredientes "de olho" e arrancar suspiros de quem come. Beto é um capítulo a parte que deve ser descrito adiante aqui no blog, mas mesmo assim vale reforçar que suas experimentações gastrônomicas, somadas a bela vista de seu reduto fazem do Santa Figueira visita obrigatória para aqueles que vem para Floripa e querem ser surpreendidos pelo paladar.
Eu, que frequento o restaurante desde sua inauguração, já tenho os meus pratos favoritos e hoje vou indicar eles! 
Comece pela prata da casa: Ostras Gratinadas! Como o restaurante fica em frente a uma das maiores regiões produtoras de ostras do país, por lá elas são sempre frescas e ganham diversas versões. As ostras gratinadas levam um molho delicioso que combina queijos e temperos e começamos o deleite com pé direito!
                                          Foto: Gastromaníacos ®
Na grande maioria das vezes, escolho o Polvo Crocante como prato principal. Feito com maestria e sempre no ponto, ele é envolto em uma camada crocante que é preparada com corn flakes e red curry. O prato é servido com arroz com brócolis e geléia de pimenta e serve tranquilamente duas pessoas, ou até três, dependendo da fome.
                                                       Foto Gabriel Heusi®
Para fechar com chave de ouro, peça o Profiterólis! Servido numa taça, com sorvete, calda quente de chocolate e nuts, essa sobremesa sela o que falei acima: coma rezando! Amém!

Restaurante Santa Figueira
Rodovia Baldicero Filomeno, 6.300 - Ribeirão da Ilha - Florianópolis - SC
Telefone: 3337-0598
Facebook: Restaurante Santa Figueira

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Quero uma dessa na minha cozinha!

Adoro utensílios divertidos para cozinha! Sou daquelas que não consegue sair sem comprar alguma coisa em lojas como Casa China, por exemplo. E com toda a facilidade de comprar tudo online agora não tem mais desculpa, tudo ao alcance de um click! Esses dias conheci o Kaza On Sale, uma loja virtual cheia de produtos bacanas, e me apaixonei por vários produtos. Uma perdição! Um deles entrou logo na minha wish list: a Capa de Galão Diva! Não sei se é porque ela cria a ilusão de um mega leite condensado sempre ao alcance, só sei que quero uma dessas para o meu galão. Já o marido preferiu uma que imitava rótulo de uma marca de whisky. Acho que vamos ter que ter galão de água extra no verão! Quer um também? Segue abaixo o link direto do produto no site.
http://www.kazaonsale.com.br/capa-de-gal-o-diva



Foto: www.kazaonsale.com.br®

UP no gelo!


Achei super legal essa ideia de saborizar cubos de gelo. Simples e dá um toque para lá de charmoso em drinks, sucos e até dá aquele UP água. Aqui na foto tem as versões menta, mirtillo e fatias finas de limão siciliano, mas vale a criatividade.Higienize as folhas e frutas antes de colocar nas forminhas, adicione água filtrada e é só esperar! Com certeza você irá surpreender na produção!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Testado e aprovado: Iogurte Piá Yos Greco Mirtillo

Depois que experimentei esses iogurtes grecos que quase todas as marcas estão fazendo virei adepta. Eles são mais consistentes que os normais e deliciosos. Já era fã do tradicional, eis que hoje me indicaram o Piá Yos Greco com Polpa de Mirtillo. Comprei, experimentei e viciei!!
Delicioso e com muita fruta! Resultado: quero experimentar todos os outros sabores da marca! Super recomendo!
Crédito da foto: Piá ®
#gastromaniacos #testadoeaprovado


Jalapeño Poppers


A primeira vez que comi esse aperitivo foi amor a primeira mordida. Experimentei em uma viagem para Miami com uma amiga e depois descobri que é uma opção em quase todos os cardápios de bares locais. Adorei! 

Claro que cheguei no Brasil e já fui testar a receita. No primeiro teste não ficou lá grandes coisas. Mas teimosa que sou, fui aperfeiçoando até chegar na receita que ficou boa e que segue abaixo pra vocês. Perfeita para acompanhar algumas cervejas bem geladas. 
#jalapeñopoppers #apimentadas

Jalapeño Poppers
Ingredientes:
1 bandeja de pimenta jalapeño
1 potinho de cream cheese
dois ovos levemente batidos
farinha de rosca temperada com sal a gosto
óleo para fritar

Modo de preparo:
Corte as pimentas próximo aos cabinhos e com o auxílio de um cabo de uma colherinha de café tire todas as  sementes (use luvas para não ter nenhuma reação alérgica depois);
Recheie as pimentas com cream cheese (pode usar cheddar se prefirir);
Aproveite o queijo que é grudento e coloque o cabinho novamente na pimenta;
Passe no ovo e na farinha de rosca algumas vezes par ficar uma camada bem grossa;
Reserve por alguns minutos no freezer;
Aqueça o óleo e ligue o forno em torno de 200º;
Frite as pimentas até ficarem douradas;
Escorra a gordura num papel toalha;
Coloque no forno mais uns 15 minutos para amolecer a pimenta;
Sirva com uma cerveja bem gelada;
Nivel de pimenta: médio para forte.

DNA gastromaníaco

Escrever um blog de gastronomia sempre esteve em meus planos, mas sempre vinham outros projetos e ele ficava de canto. Resolvi partilhar um pouco da paixão que tenho pelo gastronomia com amigos e desconhecidos, criando o Gastromaníacos. Aqui nesse cantinho virtual podemos trocar receitas, dicas de lugares bacanas, de utensílios indispensáveis para as aventuras culinárias, testar novidades e muito mais que nossa imaginação permitir!