quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Sabores da minha terra: Wimi e Gengibirra



Cada lugar tem sua cultura em relação a comida e bebida. Costumo dizer que a grande maioria das minhas memórias são gustativas, pois vem acompanhadas das lembranças do que comi ou bebi na ocasião. Sou de Curitiba, onde se fala leite quente com um sotaque bem típico, porém, minha história não é marcada por essa bebida!

Quando lembro das coisas boas da infância, quase sempre elas estavam acompanhadas de refrigerantes de uma marca que só existe em Curitiba, a Cini.  Quem me conhece sabe que não sou fã de refrigerantes e que troco facilmente a bebida pelo mate gelado. Mas dois refris mexem comigo: a Wimi e a Gengibirra, ambos da Cini.

Toda vez que vou para Curitiba trago um estoque para mim dessas duas delícias e o empenho também se estende para os que vem de lá me visitar. A Wimi é um refrigerante de laranja, com o sabor parecido ao da famosa Laranjinha, encontrada por todos os cantos do Brasil. Já a Gengibirra é algo nosso, quase que como saber falar leite quente. Só tem lá! Feita a base de gengibre, costuma instigar as pessoas a experimentarem para saberem o que vão beber. A maioria espera algo mais refrescante, mas o fato é que ela é doce! Tem a versão light, mas não é igual!

Tomar um gole é muitas vezes uma viagem no tempo.  Me lembro de tomar Gengibirra com minha vó e ela contar que meu vô adorava e que chamava de água de bolinha. Ou então comer uma empadinha na tradicionalíssima Caruso, com uma Wimi, é claro! 

Wimi, aliás, combina com quase todos os sabores de Curitiba: empada do Caruso, quindim da Confeitaria das Famílias, Dom Corleone seguido de bombom de morango na Edelweiss e por ai vai!

Ficou curioso? Estando em Curitiba não deixe de tomar uma delas e tome um gole por mim! Conheça os outros produtos da Cini no site http://www.cini.com.br
Foto: Blog Gastromaníacos ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário