sábado, 20 de setembro de 2014

Polvo em Redução de Acerola e Mel

 Fazer polvo foi uma coisa que  aprendi com o tempo. Como cada pessoa tem a sua receita para fazer esse prato (e todas super diferentes entre si), eu testei algumas receitas e me adaptei melhor a essa que já ensinei aqui no blog.

A redução original que uso nessa receita eu experimentei no Restaurante Santa Figueira e é feita com pitangas. Porém não é uma polpa fácil de ser encontrada, então testamos com acerola e ficou bem bom.

Não desanime se na primeira vez que você fizer polvo ele ficar borrachudo. Realmente é uma carne difícil de acertar. Arregace as mangas e tente quantas vezes precisar até ficar tenro. Afinal, tem recompensa melhor de que um prato gostoso feito com polvo? 

Ingredientes:
1 polvo grande limpo (sem a cabeça)
300ml de molho de soja
1 limão
4 polpas de acerola de 200g
200g de mel silvestre

Modo de preparo:
Em uma panela pequena coloque as polpas de acerola, o mel e 100ml de molho de soja e leve ao forno. Deixe ferver até reduzir e ficar com a consistência de uma calda. Reserve.

Em uma panela grande coloque bastante água para ferver. Lave o polvo e corte a membrana que tem entre os tentáculos até chegar na carne mais grossa. Faça isso entre todos os tentáculos. 

Quando a água ferver, acrescente 200ml de molho de soja e o limão cortado ao meio com casca e tudo. Em seguida coloque o polvo. Deixe cozinhar por oito minutos. 

Escorra a água quente e coloque o polvo em outro recipiente com bastante gelo e água gelada, para dar o choque térmico e interromper o cozimento.

Quando o polvo estiver em temperatura ambiente, corte os tentáculos. Volte a redução ao fogo e coloque o polvo na panela com a calda. Após ferver, deixe por mais quatro minutos aproximadamente.
Sirva com arroz branco.

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário