segunda-feira, 29 de setembro de 2014

[Receitas] Cookies de Chocolate e Amendoim

Algumas receitas são afetivas! Nos levam a lugares do passado, nos lembram sabores que já experimentamos ou pessoas que conhecemos! Eu acredito que a comida tem esse poder de nos levar a lugares diferentes sem dar um passo!
Para mim comer cookie tem esse gostinho. O gosto da adolescência, quando dei meus primeiros passos na cozinha junto com as amigas. De lá saiam bolos, brigadeiros, tortas e cookies.

Confesso que os cookies não eram a minha praia. Tinham amigas que sempre faziam bem melhores. Por isso não fiz muitas vezes na vida. Porém esses dias encasquetei e quis fazer. Peguei a receita da Ju, minha amiga que morou muitos anos nos Estados Unidos e tem uma receita deles, que acho deliciosa!
Fiz a primeira vez e acertei o gosto, mas errei a mão no tamanho e o resultado não ficou dos melhores...

Claro que fiquei com aquilo na cabeça e fui tentar de novo. A receita é muito simples mesmo. Acertando o tamanho e o tempo de forno, você tem tudo para ter cookies deliciosos!! Dessa vez escutei o que a Ju tinha me dito. Como ela sabe que adoro o chocolate Shot, me falou que eles para os cookies eram perfeitos, pois tinham os amendoim de bônus! Acertou em cheio!!
Experimentem vocês também e deixem o recheio por conta da imaginação: M&M, chocolate branco, aveia e passas, macadâmias.....

Ingredientes:
2 ovos
3/4 de xícara de açúcar cristal
3/4 de xícara de açúcar mascavo
150g de manteiga temperatura ambiente
2 1/2 de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá bem cheia de fermento
1 colher de sopa de essência de baunilha
2 xícaras de recheio - nessa usei duas barras de chocolate Shot picado

Modo de preparo:
Ligue o forno em temperatura máxima.
Na batedeira bata bem os ovos. Acrescente os açúcares e a manteiga e bata por alguns minutos até ficar homogêneo. Acrescente a farinha, o sal, a essência de baunilha e o fermento. Misture. Tire da batedeira e misture o chocolate até incorporar bem a massa. 

Se tiver papel manteiga, forre as formas com papel manteiga. Eu estava sem, portanto usei forma coberta com papel aluminio, pincelei manteiga e farinha.
Pegue duas colheres de sobremesa e faça pequenas bolinhas bem separadas umas das outras na forma, porque no forno elas crescem. Coloque no forno.

Eu coloco 10 minutos no timer e fico atenta após isso, pois existem dois pontos dos cookies. Primeiro: se você quer ele na consistência mais fofa, deixe no forno até começarem a dourar nas laterais (no meu forno leva em torno de 11 minutos). Segundo: se você prefere ele bem crocante, deixe cerca de um a dois minutos a mais no forno. Sempre terá que ficar monitorando de perto para chegar no ponto que prefere.
Tire do forno e deixe esfriar antes de tirar da forma. 

Rendimento: 38 cookies médios
Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário