quarta-feira, 9 de abril de 2014

Risoto de Porcini

Há alguns dias comemoramos quatro anos de casamento e, mesmo no meio de uma viagem de negócios e fora de casa, quis fazer uma jantinha especial! O tempo realmente anda curto nos últimos tempos, então tivemos que improvisar com alguns ingredientes da dispensa da casa da minha mãe e o restante encontrado no mercado mais próximo.

Como tínhamos um Porcini italiano, resolvemos ir de risoto, acompanhado de mignon grelhado e uma garrafa de Casillero del Diablo Merlot. Simples, fácil e gostoso! Segue abaixo a receita que compartilho com os Gastromaníacos.

Ingredientes:
Para o caldo de legumes:
1 cenoura média 
2 talos de salsão
1 cebola pequena
10 grãos de pimenta do reino
Sal a gosto
água

Para o risoto:
3 xícaras de arroz para risoto - usei o Canarolli
1 taça de vinho branco seco
5 colheres de manteiga com sal
2 colheres de azeite de oliva
1 cebola pequeno picada
100g cogumelo Porcini seco
100g de queijo parmesão ralado

Caldo de legumes
Água
Pimenta do reino a gosto


Mode de preparo:
Hidrate os cogumelos cobrindo com água e deixando em torno de 40 minutos. Escorra e reserve.

Para o caldo, tire a casca da cenoura e corte em pedaços grandes. Limpe os talos de salsão e tire as folhas. Descasque a cebola e corte em pedaços grandes. Leve tudo para ferver com aproximadamente  um litro de água, sal e as pimentas. Deixe ferver alguns minutos para pegar o gosto e reserve.

 Para o risoto, pegue uma panela grande. Coloque 3 colheres de manteiga e o azeite de oliva para aquecer. Acrescente a cebola e deixe suar um pouco. Coloque o arroz árboreo, mexa um pouco e acrescente o vinho. Mexa até o vinho quase evaporar.

Acrescente o caldo de legumes aos poucos sempre mexendo. Esse procedimento leva em torno de 20 a 30 minutos, sempre acrescentando o caldo e mexendo, até que o arroz esteja ao dente. 

Acrescente os cogumelos e mais caldo e mexa para que cozinhe os cogumelos. Quando o arroz estiver ao dente e os cogumelos macios, o risoto está pronto. Acrescente a manteiga restante para dar o brilho, o queijo e a pimenta do reino moída na hora. Mexa bem e feche a panela por aproximadamente cinco minutos. 

Lembre-se sempre que o risoto nunca pode ficar seco, sempre fica com úmido, portanto acrescente o quanto for necessário de caldo de legumes. Até porque o sal da receita é o caldo que dá.

Dica: Sirva acompanhado de mignon grelhado ao ponto.
Fotos: Blog Gastromaníacos ®
Serve 4 pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário