segunda-feira, 22 de junho de 2015

[Receitas] Barreado

O Barreado é um prato que só quem é do Paraná ou já passou por lá e comeu que conhece! Não é tão conhecido como a feijoada, por exemplo, mas também combina com os dias mais frios!

Barreado. Foto Blog Gastromaníacos ®

Eu gosto tanto que no meu casamento foi servido Barreado, assim a família e amigos do meu marido, que são do Rio de Janeiro, puderam experimentar essa delícia!

A receita tradicional é preparada na panela de barro, que é lacrada com goma e enterrada por até um dia. Claro que por aqui vamos ensinar o atalho! Mas não se preocupem, fica tão bom quanto a receita original!

Outra dica importante que eu dou aqui contraria a tradição. O Barreado é preparado originalmente com carne de segunda e com gordura. Porém, na minha família mudamos isso. Preparamos com patinho ou colchão mole limpo. A gordura deixamos para o bacon. 

Aqui calculei os ingredientes para uma receita grande, onde comem umas dez pessoas! Experimentem fazer essa receita agora no inverno. Não tenho dúvidas que irá agradar!

Ingredientes:
2kg de patinho ou colchão mole cortado em cubos grandes
500g de bacon cortado em cubos
6 cebolas médias cortadas em cubinhos
6 tomates cortados em cubos grandes
4 folhas de louro
Cominho a gosto (vale lembrar que o cominho é quem dá o sabor do prato, portanto capriche!)
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela de pressão grande intercale camadas de carne, bacon, cebola e tomate até encher a panela. Acrescente o louro, o cominho e o sal. Encha de água e feche a panela. Ligue o fogo alto e quando começar a pressão diminua para o baixo.

O Barreado é bom quando a carne desfiou por completo e esse processo varia de acordo com a panela de cada um. Pode variar de duas a três horas, tranquilamente. Quando a carne está desfiada por completo e o molho mais grosso, está pronto! Se desejar fazer uma quantidade maior, repita o processo algumas vezes e quando a papelada for ficando pronta, transfira para uma panela grande. Na hora de servir é só aquecer!

Quer manter a tradição nos acompanhamentos? Sirva com arroz branco, farinha de mandioca, banana e molho de pimenta! Uma cachaça e balas de banana também são boas dicas!

Foto: Blog Gastromaníacos ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário