sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sabores do Mundo: Eataly - NYC



Antes mesmo de embarcar para uma viagem para New York dois anos atrás, eu já tinha algumas anotações de lugares que eu tinha que ir. A grande maioria deles eram endereços ligados a gastronomia.

O Eataly era um desses lugares e atiçou minha curiosidade desde a primeira vez que li sobre ele. É um tipo de mercado gourmet, em plena a Quinta Avenida, um verdadeiro deleite gastromaníaco!


Na verdade, o Eataly é uma rede de mercados fundada na Itália, que chegou a New York pelas mãos do famoso chef Mario Batagli. Hoje também tem outra filial em Chicago. 


Uma imensa estrutura voltada para a comida, que prioriza ingredientes e produtos italianos em suas prateleiras. 

Reservamos algumas horas para percorrer os corredores do Eataly sem pressa. O gostoso é olhar tudo com calma. Eu estava tão compenetrada na riqueza de produtos, que não tirei fotos, fato imperdoável!

Mas os cliques continuam frescos na minha memória. O cheiro do pão assado na hora. As cores das massas frescas. Os cortes de carnes diferentes. Os queijos (ahhhh os queijos).  É tanta informação, que se você não se controlar, estoura ali o limite de seu cartão de crédito.

Resumindo bem, você encontra lá: massas frescas e industrializadas, molhos, azeites, muitos rótulos de vinhos e cervejas, uma infinidade de geleias e chocolates, panificadora, peixaria, açougue, fiambreria, cervejaria,verduras e frutas, queijos que não acabam mais, utensílios de cozinha, livros de gastronomia, restaurantes de massa, de vegetais, de pescados, de carnes,  contemporâneo, pizzaria, gelateria, café, chocolateria, doceria e banca! Ufa! E é capaz de eu ter esquecido alguma coisa!

Depois de passear bastante, resolvemos almoçar por lá. Optamos pelo La Pasta, afinal estávamos em um estabelecimento de italianos!!

Perto dos outros restaurantes até que esperamos pouco, cerca de meia hora. O cardápio não é extenso e os pratos saem muito rápido da cozinha que fica atrás do balcão. A gente vê todo o preparo e a intimidade dos chefs com as panelas! O atendimento também foi muito bom, feito por jovens em sua grande maioria. 

Cada um de nós comeu um prato de massa. Eu fui em um Linguini ao Pesto que estava bom! Nada de sublime, porém muito bem feito, em quantidade generosa e preço justo. Gastamos algo em torno 80 dólares em dois pratos e uma garrafa de vinho (sem serviço). A sobremesa foi na Chocolateria e ainda teve uma parada na cafeteria para um espresso italiano.


Como não tirei fotos, uso aqui no post as fotos do Facebook do Eataly NYC, pois não poderia deixar vocês sem imagens desse lugar! Se você for a Nova York, reserve um tempinho para sentir os aromas e sabores da Itáia, no coração de Manhattan!

Eataly
200 5th Avenue (esquina com 23rd street);
Abre diariamente das 10h às 23h, porém os restaurantes têm horários diferenciados;
Informações: www.eataly.com

Fotos: Facebook Eataly NYC

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cinema e Gastronomia - uma delícia de combinação!

Hoje vou falar de cinema! Não, eu não mudei o assunto do Blog! Falo de cinema e gastronomia, lógico! Eu ia falar apenas de um filme em especial ou talvez testar uma receita de um filme que já tinha até escolhido, mas escrevendo o post outros filmes me vieram a cabeça. E eles são tão legais, tão apetitosos em seus enredos, que achei que o tema merecia um post daqueles listando dicas de filmes que falam sobre comida.


Aqui vai uma lista de oito filmes que fiz a meu critério e gosto, que não está presa a edições, tão pouco ordem cronológica. Não sigo um padrão, apenas listo filmes que chamam a atenção pelo foco que a comida ganha na história e cada um a sua maneira.

A intenção é o debate e, acima de tudo,  sugestões e dicas de outros filmes que tenham seu roteiro ligado a panelas, sabores, aromas, molhos, massas e temperos!
Preferi usar sinopses do site Adoro Cinema a deixar minha impressão dos filmes, pois posso me empolgar e contar o final!!
Selecione os que mais te agradam e prepare a pipoca!

1 - Tomate Verdes Fritos
Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas ela faz relatos que estão centrados em uma parente, Idgie (Mary Stuart Masterson), que desde criança, em 1920, sempre foi muito amiga do irmão, Buddy (Chris O'Donnell). Assim, quando ele morreu atropelado por um trem (o pé ficou preso no trilho), Idgie não conseguia conversar com ninguém, exceto com a garota de Buddy, Ruth Jamison (Mary-Louise Parker). Apesar disto Idgie era bem doce, apesar de nunca levar desaforo para casa. Independente, ela faz seu próprio caminho ao administrar uma lanchonete em Whistle Stop, no Alabama. Elas tinham uma amizade bem sólida, mas Ruth faz a maior besteira da sua vida ao se casar com Frank Bennett (Nick Searcy), um homem estúpido que espanca Ruth, além de ser secretamente membro da Ku Klux Klan. Inicialmente Ruth tentou segurar a situação, mas quando não era mais possível Idgie foi buscá-la, acompanhada por dois empregados. Idgie logo dá a Ruth um emprego em sua lanchonete. Por causa do seu jeito de se sustentar sozinha, enfrentar Frank e servir comida para negros no fundo da lanchonete, Idgie provocou a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Quando Frank desapareceu misteriosamente muitos moradores suspeitaram que Idgie, Ruth e seus amigos poderiam ser os responsáveis.


2 - A Fantástica Fábrica de Chocolate
Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.
3- Julie & Julia
Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking". Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.
4 - Ratattouile
Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.
5 - Estômago
Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

6 - Comer, Rezar, Amar
Elizabeth (Julia Roberts) descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de auto conhecimento.

7 - Sem Reservas
Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.

8 - Como Água para Chocolate
Tita (Lumi Cavazos) nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita.

Sinopses: www.adorocinema.com
Fotos: reprodução

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Testado e aprovado: Bolo de Caneca Dr Oetker

Sabe aquela vontade de comer bolo no meio da tarde, quando você não tem tempo para fazer um ou sair para comprar? Seus problemas acabaram!
A Dr Oetker tem uma linha de Bolos de Caneca que são uma delícia e ficam pronto em dois minutos! 

Você só precisa misturar o conteúdo da embalagem com cinco colheres de leite, mexer bem e levar ao microondas. Eles indicam 1 minuto e 10 segundos. Eu coloco 1 minuto e 30 segundos e fica bom!

Já experimentei o de Coco, Chocolate, Milho e Brownie. O último foi o melhor na minha opinião! Aqui em casa sempre tenho um a mão para matar aquela vontade sorrateira de doce! #ficaadica

Foto: Blog Gastromaníacos ®


Mimos

Olha que graça o mimo que a amiga querida Priscila Rodrigues trouxe de presente do Nordeste. Um paninho de prato com serigrafia inspirada em cordél! 

AMEI!

E ainda trouxe 1kg de goma de tapioca diretamente de Olinda! Agradecida!! 

Grissinis caseiros



Sábadão geralmente e dia de reunir amigos e celebrar a vida! Esse sábado não foi diferente. Tinham lutas do UFC e uns amigos vinham aqui em casa ver com a gente. 

Nós tinhamos umas pastinhas e torradinhas, mas eu tava afim de fazer algo gostosinho para a gente comer. Ai me veio a ideia de fazer Grissinis, aqueles biscoitinhos salgados compridos, que são uma delícia.

Achei a receita legal no site Homens na Cozinha (!!) e lá fui eu me aventurar nesse petisco. Resolvi fazer quatro variações: parmesão, gergelim, pimenta calebresa e sal grosso.

Cerveja no freezer e mão a obra! E não é que o negócio ficou bom! Claro que como foi a primeira vez, já tenho várias observações para as próximas, mas vale a pena arriscar e fazer os seus!

Ingredientes:
4 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de chá de açúcar
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga (usei com sal)
8 colheres de sopa de óleo (usei milho)
1 pacote de fermento biológico seco
1 xícara de chá de água morna

Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes até ficar uma massa bem elástica. Separe a massa em pedaços menores e unte uma superfície com óleo, passe óleo na massa e deixe descansar por meia hora. 

Pré aqueça o forno a 180º. 

Em seguida, com auxílio de um rolo abra a massa bem fina e apare os cantos para ficar retangular. Com um pincel passe um pouco de água na massa e polvilhe os temperos. Passe o rolo por cima dos temperos para fixar na massa. 

Corte com uma faca ou cortador de pizza no sentido longitudinal. Se quiser, enrole a massa levemente para ficar torcida. Forre uma forma retangular com papel alumínio, unte com óleo e disponha os biscoitos para assar. 

Leve ao forno e asse até ficarem dourados. Preste atenção, pois o tempo no forno é rápido, não mais que 10 minutos. Tire do forno e deixe esfriar para ficarem bem crocantes.
Sirva acompanhado de pastinhas, geleias e o que mais te apetecer!

Dica 1: Abra a massa bem fininha, pois no forno ela cresce um pouco.
Fotos: Blog Gastromaníacos ®

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Costelinha de Porco ao Molho Barbecue

 Uma das carnes que eu considero mais saborosas é a de porco. Costelinhas, então, são meu ponto fraco! A D O R O!! 


Particularmente, prefiro as costelinhas de porco feitas na panela de ferro do que feitas em churrasqueira. Acho os sabores mais intensos no preparo no fogão. 

A receita de hoje surpreende pela facilidade, pela maciez e pelo sabor. Eu fiz na panela de ferro e deve ter levado pouco mais de meia hora para ficar pronta. 


O ponto ficou perfeito, com o ossinho saindo limpo no final. Usei barbecue industrializado, mas com certeza ficará muito bom com um molho feito em casa também! O que vale na cozinha é experimentar!

Ingredientes:
1,5kg de costelinhas de porco já cortadas
3 dentes de alho picadinhos
óleo de canola
1/2 xic de molho de soja (cerca de meio vidrinho dos pequenos)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
água morna
4 colheres de sopa de mel silvestre
200g de molho barbecue (Usei o industrializado da marca Jack Daniel`s)

Modo de preparo:
Aqueça a panela de ferro e coloque o óleo de canola no fundo em quantidade suficiente para selar a carne. Acrescente o alho e deixe dar uma fritada. Coloque a carne e deixe fritar até dourar. Coloque a pimenta do reino moída na hora e o molho de soja. Deixe fritar mais uns instantes. Acrescente mais sal se julgar necessário, eu coloquei uma pitada. Acrescente água morna de xícara em xícara, para que a carne não grude no fundo e para que cozinhe. Feche a panela para cozinhar. Coloque água sempre que achar necessário, porém sempre deixando que seja pouca quantidade - apenas o fundo da panela - assim a carne continua dando uma dourada. Em uns 20 minutos, experimente e veja se está macia. Tire o excesso de caldo com auxílio de uma concha ou colher. Acrescente o mel e o molho barbecue, mexa bem por mais uns minutos para pegar bem o gosto. Está pronto para servir.

Dica 1: procure por peças de costelinha bem carnudas e se estiverem grandes, peça para seu açougueiro cortar pela metade.
Dica 2: eu servi as costelinhas com o molho final da panela em um potinho, acompanhadas de arroz com lentilhas. Ficou muito bom, mas você pode fazer a combinação que achar mais gostosa. 
Fotos: Blog Gastromaníacos ®

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Batata Hasselback

O nome é estranho, mas a receita é simples. A Batata Hasselback nada mais é que uma batata assada, só que com um corte mais caprichado. Ela foi criada no restaurante Hasselback, em Estocolmo, na Suécia. Devem existir milhares de possibilidades de temperos, mas como gosto de alecrim, usei essa erva para temperar as minhas.

Se você quer fazer uma refeição mais caprichada, se esmerando nos detalhes, essa receita é certeira, pois fica muito bonita.  Pode usar qualquer tipo de batata, variando apenas o tempo de forno. Os ingredientes são todos a gosto, pois serão proporcionais a quantidade de batata que você usar. Se usar apenas uma batata grande, uma boa colher de manteiga temperada é suficiente para o preparo. Vamos lá aprender como faz!



Ingredientes:
Batatas com casca lavadas e higienizadas
Manteiga com sal
Alecrim (pode ser natural ou seco)
Sal a gosto

Modo de preparo:
Com as batatas já lavadas e higienizadas, corte uma tampa fina em um dos lados para que ela fique parada na forma. Vá fazendo cortes finos paralelos até um pouco abaixa da metade, deixando sempre na base uma parte sem cortar. Use faca boa para facilitar. Pré aqueça o forno a 220º. 

Em seguida, forre uma forma com papel alumínio e disponha as batatas. Em um bowl misture a manteiga, o alecrim e o sal. Delicadamente separe um pouco as fatias das batatas e coloque uma boa quantidade de manteiga temperada sobre elas.

Coloque no forno para assar. De tempos em tempos, retire do forno e com o auxílio de um colher, pegue a manteiga derretida e jogue por cima das batatas. Abra com cuidados as fatias que ainda não abriram e jogue manteiga por cima.
Eu fiz com batatas pequenas e levou um pouco mais de uma hora para ficarem assadas e crocantes. Quando ficar dourada tire do forno e sirva.

Dica: pode substituir a manteiga por um bom azeite de oliva virgem.
Dica 2: acompanhamento perfeito para carnes, aves e peixes assados.
Fotos: Blog Gastromaníacos ®

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Especial Valentine`s Day - Camarão Thai ao Yellow Curry no Abacaxi


Eu sei que o Dia dos Namorados no Brasil é só em junho, mas para os apaixonados qualquer desculpa para comemorar é bem-vinda! 

E em muitos lugares do mundo os namorados comemoram seu dia em  14 de fevereiro, conhecido como Valentine`s Day! 

E já é amanhã, portanto trago uma receitinha deliciosa que costuma fazer o maior sucesso sempre, para aqueles que não querem deixar a data passar em branco! E o Camarão Thai ao Yellow Curry no Abacaxi, uma de minhas receitas mais pedidas entre os amigos que frequentam minha casa. 


Costumo dizer que o mais difícil na elaboração de um prato tailandês é encontrar todos os temperos usados nessa culinária. Em Florianópolis, onde moro, é praticamente impossível. Então compro tudo que preciso quando viajo e tenho em estoque.

Na exótica culinária tailandesa você encontra em um só prato os sabores picantes, azedos, salgados e doces. E, eles se complementam de uma forma espetacular e por isso tem tantos adeptos!

Engana-se quem pensa que a culinária Thai é difícil. Em posse de todos os ingredientes, o preparo é extremamente fácil. Muita coisa é adaptada para os ingredientes que temos acesso. Outra dica legal é fazer seu próprio curry, mas a facilidade em trabalhar com os industrializados acaba contando pontos no dia a dia.

Aqui vai a receita de Camarã Thai ao Yellow Curry servido com Arroz Jasmine para você arrasar no Valentine`s Day.


Arroz Jasmine
Ingredientes:
02 xícaras de arroz jasmine
04 xícaras de água
Modo de preparo:
Coloque o arroz e a água em uma panela e leve ao fogo médio; Se necessário adicionar mais água até chegar ao ponto; O arroz jasmine é bastante aromático e fica “papa” por natureza. Sirva em potinhos de porcelana oriental, em cascas de coco ou use um molde para empratar;


Camarão ao Yellow Curry no Abacaxi
Ingredientes:
1kg de camarão médio
2 abacaxis médios mais para verde
4 dentes de alho picadinhos
1 bulbo de capim-limão cortado
6 colheres de sopa de gengibre picadinho
1 pimenta dedo de moça sem semente e picada
4 punhados de vagem pré cozidas
4 colheres de chá de pasta de Yellow ou Golden Curry (produto industrializado)
500 ml de leite de coco
óleo de coco
Meio disco de Açucar de Palma - pode substituir por 3 colheres de açúcar mascavo;
2 colheres de sopa de Molho de peixe (Nam Pla);
2 colheres de sopa de Sweet Chilli Sauce
Flores para enfeitar
Pimentas para enfeitar
Modo de preparo:
Corte os abacaxis ao meio, preservando metade do talo; Tire a polpa do abacaxi, passe papel toalha para absorver melhor o líquido e deixe secar com a parte côncava virada para baixo; Tire o miolo e pique o abacaxi em cubos e reserve;
Em água fervente com sal, pré cozinhe os camarões e reserve;
Aqueça bem o wok; Coloque o óleo de coco no wok e deixe esquentar; Adicione a pasta de Red Curry e frite por uns instantes; Adicione o alho, o gengibre picado, o capim-limão picado e a pimenta e frite; Adicione o abacaxi picado, frite por alguns instantes; Coloque o açúcar de palma raspado e deixe caramelar a mistura;
Acrescente a vagem e em seguida o leite de coco; Deixe dar uma engrossada para em seguida acrescentar o camarão; Finalize o prato com o molho de peixe e o Sweet Chilli Sause; Acerte o picante, acrescentando mais pasta de curry se necessário;
Sirva no abacaxi, decorado com pimenta e folhas de manjerição;
Dica 1: Geralmente os produtos orientais: pastas de curry, arroz jasmine, Nam Pla, Sweet Chilli Sauce e outros, são facilmente encontrados em lojas de produtos orientais. Em São Paulo na Liberdade tem muitas, no Rio de Janeiro já encontrei no Barra Garden, em Curitiba no Mercado Municipal e em Florianópolis nunca acho!
Dica 2: você pode comprar tudo online no site www.asiashop.com.br
Dica 3: cuidado ao usar as pastas de curry, pois são bem apimentadas. Se não souber equilibrar os sabores com os ingredientes corretos, seu prato pode te fazer suar um bocado!
Fotos: Blog Gastromaníacos ®


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sabores do Mundo: Mercat La Boqueria - Barcelona



Se tem um endereço obrigatório para os Gastromaníacos visitarem em Barcelona, certamente é o Mercado La Boqueria. O nome correto é Mercat Sant Josep de la Boqueria e fica na famosa Ramblas.  

Segundo pesquisas, o mercado foi inaugurado em março de 1840, no dia de São José. O local já tinha abrigado um convento e, antes disso, costumava ser ponto de venda de carnes. Hoje tem barracas diversas de carnes, pescados, frutas, verduras, bebidas e muito mais. 

Estive em Barcelona duas vezes e sempre vou lá. Primeiro porque fica bem no meio de uma das principais vias da cidade (La Rambla) e, segundo porque visitar mercados públicos é comigo mesmo!

As cores do La Boqueria sempre me atraem. Adoro passear por lá com câmera em punho para captar os mais diferentes produtos e detalhes. São frutas que nunca vimos, carnes que nem ousamos experimentar, cogumelos frescos, balas com as mais diferentes formas, jamón cortado bem fininho, e outras tantas delícias.Tudo com um colorido que deixa a todos encantados.

Como é um mercado público, ele abastece os moradores e restaurantes com insumos para o dia a dia, mas tem uma barraca ou outra que serve as famosas tapas espanholas, cervejas e outros petiscos, então dá para comer uma coisinha por lá. Só que não tem muita opção de mesas, apenas algumas e uns bancos nos balcões para refeições rápidas. E catalão não é o povo mais simpático, portanto só sente nas escassas mesas se for consumir!

Só visitei Barcelona no verão, então as barracas de frutas cortadinhas e dos sucos gelados sempre foram ótimas opções para abastecer a mochila de turista e seguir para as próximas atrações da cidade ou, até mesmo, para matar a sede nas escaldantes areias de Barceloneta!

O fato é que para quem curte comida o La Boqueria é passeio obrigatório. Seja para conhecer produtos novos, seja para entender um pouco dos hábitos alimentares dos moradores da cidade, ou para fazer um lanchinho bem tradicional.

Os preços são convidativos e mais acessíveis que o comércio da região, então vale a pena o passeio!

Fotos: Blog Gastromaníacos ®

Mercat Sant Josep de la Boqueria
Rambla, 91 08001 Barcelona
Aberto de segunda a sábado das 8h às 20h30
www.boqueria.info



Carne de Onça - um clássico curitibano!

Curitibano que é Curitibano adora Carne de Onça, come vina e toma sorvete no Gaúcho! Coisas que só quem é do lugar entende.


Mas, aproveito esse espaço para ensinar um pouco das delícias da gastronomia curitibana e não poderia faltar ela, a rainha dos aperitivos de boteco, a curitibaníssima Carne de Onça!



Quando falo que vou fazer Carne de Onça, muitos amigos torcem o nariz e logo perguntam o que é isso?
Bom, vou explicar:

- Não, não uso carne da onça! 
- Não, não sei o porque desse nome estranho! 
- Sim, adoro comer essa delícia!


Carne de Onça nada mais é que carne crua de boi temperada. Costumo falar que é um tartar abrasileirado, feito com o nosso jeitinho e com os nossos sabores.



É o acompanhamento perfeito para uma cerveja gelada entre amigos! Quer se aventurar num aperitivo diferente e gostoso, pode mandar ver nessa receita!



Ingredientes:

1/2 kg de Patinho ou Alcatra limpo e moído
1 cálice de conhaque
2 dentes de alho bem picados
1/2 cebola média picada
Azeite de oliva a gosto
Pimenta calabresa a gosto
Páprica doce a gosto
Sal a gosto
Cebolinha picada 
Pão e broa 
Mostarda escura


Modo de preparo:

Coloque a carne em um prato fundo e que comporte todos os demais ingredientes. Coloque a dose de conhaque sobre a carne e misture bem com o auxílio de colher ou garfo. Acrescente o alho e misture; Coloque a cebola e misture mais. Acrescente a pimenta calabresa (geralmente uso uma pitada), a páprica doca (coloco uma colher de chá cheia), o azeite (uso uma boa regada) e o sal e misture bem. Por último, coloque a cebolinha picada e misture. Tem que prefira colocar a cebolinha sobre a carne de onça só na hora de servir, eu gosto de misturar na receita!
Sirva com pães e broas cortados em fatias e com mostarda escura!


Dica: escolha sempre uma carne bem limpinha e peça para moer na hora;

Dica 2: pondere no uso dos temperos. Coloque aos poucos para a Pimenta Calabresa não roubar o sabor dos outros condimentos!
Dica 3: enquanto prepara a receita, coloque a cerveja no congelador para que esteja estupidamente gelada quando a Carne de Onça estiver pronta!


Foto: Blog Gastromaníacos ®

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Coloque amor na sua salada: tomate coração!


Existem pequenos mimos que fazem muita diferença! Esse tomatinho cereja em formato de coração é muito fofo e quando colocado na salada dá um charme a mais!

Para fazer compre os tomates Grape Sweet - aqueles mais ovais. Lave bem e seque. O corte tem que ser na diagonal e bem no meio. Em seguida, inverte os lados e prende com um palito. Pronto! Você ainda pode enfeitar mais, como mostra a foto do Blog Madame Criativa ao lado e fazer os detalhes da flecha com cenoura. 

Eu não fiz isso, mas eles já fizeram um sucesso enorme! Temperaram a salada!!


Foto principal: Blog Gastromaníacos ®
Foto explicação: Blog Madame Criativa ®

Pastel de Queijo Brie com Geleia de Pimenta



Pastel é uma coisa democrática! Tipo pizza, tudo que você ousar misturar no preparo tem grandes chances de ficar gostoso, usando o mínimo de bom senso, é claro!

Bom, hoje fica a dica de um recheio delicioso para inovar no pastel: Queijo Brie. Fica muito bom, ainda mais se for servido com geleia de pimenta (que tem receita fresquinha no blog).

Aqui em casa a receita foi aprovada, servida com a geleia de pimenta feita na hora pelo marido e degustada com uma taça de Chardonnay. Harmonizou legal!
Quer experimentar você também? Seguem as dicas!

Ingredientes:
1 pacote de massa para pastel pequeno
1 embalagem de Queijo Brie em tijolinho 125g
óleo de Canola para fritar
geleia de pimenta para servir

Modo de preparo.
Tire a parte branca do Queijo Brie e corte em fatias e em seguida, corte elas ao meio, pois a massa é para pastéis pequenos.
Coloque o queijo dentro das massas, passe o dedo na água, passe nas bordas das massas e feche pressionando o garfo nas pontas dos dois lados para fechar bem e o queijo não vazar.
Aqueça o óleo em uma frigideira e quando estiver bem quente, frite os pastéis e deixe tirar a gordura sobre papel toalha por uns minutos. Sirva acompanhado de geleia de pimenta. Rende 22 pastéis.

Dica: Feche bem os pastéis para o queijo não vazar durante a fritura. 
Dica 2: A Polenghi tem um Queijo Brie em formato Aperitif, que facilita o corte para rechear os pastéis.
Dica 3: Frite eles e deixe claros, pois depois de um tempo o queijo fica muito líquido e tende a vazar.

Foto: Blog Gastromaníacos ®

Geleia de Pimenta

Tem receitas que de tão fáceis, a gente desconfia. Essa era uma delas. Comi na casa de uma amiga uma geleia de pimenta deliciosa e quando perguntei como fazia, ela disse que era super simples e me falou a receita ali na hora.

Minha experiência anterior com geleia de pimenta não tinha sido das mais animadoras. A minha após um dia açucarou e ficou ruim. Então, tinha um certo receio em testar outras.

E a receita da Angela (minha amiga) era muito gostosa e resolvi experimentar. Ela contou que faz a receita usando geleia de abacaxi pronta, mas que não podia ser de qualquer marca, tinha que ser da marca Ritter. 
Bom, não vou me estender aqui pois a receita é tão rápida, que post longo não combina! Mãos a obra!

Ingredientes:
1 pote de geleia de abacaxi Ritter
10 pimentas dedo de moça sem sementes picadas
1/2 do pote de vinagre (use o pote da geleia como medidor)

Modo de preparo:
Coloque a pimenta e o vinagre numa panela e deixe por alguns instantes. Quando ferver, acrescente a geleia de abacaxi e deixe no fogo baixo por uns dez minutos. Desligue, deixe esfriar e está pronta para servir.
Se for guardar em vidro, esterilize deixando em água fervente por alguns minutos.

Dica: Tem que usar geleia da marca Ritter, segundo a dona da receita original Angela Ohlweiler Duarte. Obrigada querida por compartilhar comigo seus segredinhos culinários!
Foto: Blog Gastromaníacos ®

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Suco de laranja lima e carambola


Mais uma invenção da série Sucos de Verão! Hoje misturei laranja lima e carambola e ficou um suco leve, perfeito para acompanhar uma refeição ou se refrescar nesses dias quentes! Segue abaixo as quantidades de frutas que usei.

Ingredientes:
Suco de 6 laranjas limas
4 carambolas médias cortadas em pedaços
Gelo

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, coe e sirva. 

Rende: 3 copos grandes.
Foto: Blog Gastromaníacos ®