Antes mesmo de embarcar para uma viagem para New York dois anos atrás, eu já tinha algumas anotações de lugares que eu tinha que ir. A grande maioria deles eram endereços ligados a gastronomia.
O Eataly era um desses lugares e atiçou minha curiosidade desde a primeira vez que li sobre ele. É um tipo de mercado gourmet, em plena a Quinta Avenida, um verdadeiro deleite gastromaníaco!
Na verdade, o Eataly é uma rede de mercados fundada na Itália, que chegou a New York pelas mãos do famoso chef Mario Batagli. Hoje também tem outra filial em Chicago.
Uma imensa estrutura voltada para a comida, que prioriza ingredientes e produtos italianos em suas prateleiras.
Reservamos algumas horas para percorrer os corredores do Eataly sem pressa. O gostoso é olhar tudo com calma. Eu estava tão compenetrada na riqueza de produtos, que não tirei fotos, fato imperdoável!
Mas os cliques continuam frescos na minha memória. O cheiro do pão assado na hora. As cores das massas frescas. Os cortes de carnes diferentes. Os queijos (ahhhh os queijos). É tanta informação, que se você não se controlar, estoura ali o limite de seu cartão de crédito.
Resumindo bem, você encontra lá: massas frescas e industrializadas, molhos, azeites, muitos rótulos de vinhos e cervejas, uma infinidade de geleias e chocolates, panificadora, peixaria, açougue, fiambreria, cervejaria,verduras e frutas, queijos que não acabam mais, utensílios de cozinha, livros de gastronomia, restaurantes de massa, de vegetais, de pescados, de carnes, contemporâneo, pizzaria, gelateria, café, chocolateria, doceria e banca! Ufa! E é capaz de eu ter esquecido alguma coisa!
Depois de passear bastante, resolvemos almoçar por lá. Optamos pelo La Pasta, afinal estávamos em um estabelecimento de italianos!!
Perto dos outros restaurantes até que esperamos pouco, cerca de meia hora. O cardápio não é extenso e os pratos saem muito rápido da cozinha que fica atrás do balcão. A gente vê todo o preparo e a intimidade dos chefs com as panelas! O atendimento também foi muito bom, feito por jovens em sua grande maioria.
Cada um de nós comeu um prato de massa. Eu fui em um Linguini ao Pesto que estava bom! Nada de sublime, porém muito bem feito, em quantidade generosa e preço justo. Gastamos algo em torno 80 dólares em dois pratos e uma garrafa de vinho (sem serviço). A sobremesa foi na Chocolateria e ainda teve uma parada na cafeteria para um espresso italiano.
Como não tirei fotos, uso aqui no post as fotos do Facebook do Eataly NYC, pois não poderia deixar vocês sem imagens desse lugar! Se você for a Nova York, reserve um tempinho para sentir os aromas e sabores da Itáia, no coração de Manhattan!
Eataly
200 5th Avenue (esquina com 23rd street);
Abre diariamente das 10h às 23h, porém os restaurantes têm horários diferenciados;
Informações: www.eataly.com
Fotos: Facebook Eataly NYC